Notícias

Defensoria Itinerante em Ação oferece assistência jurídica gratuita e outros serviços no município de Amarante

Tamanho da letra A+ A-
Publicado em 10, outubro de 2024 às 13:03

57867640-e1a4-4f4a-aade-20562d44dbd3

A Defensoria Pública do Estado do Piauí (DPE/PI) realizou, na manhã desta quinta-feira, 10 de outubro, uma ação de atendimentos no município de Amarante. Os serviços começaram às 8h e ocorreram no Centro de Formação Paroquial Padre Joaquim Araújo de Macêdo, localizado na Rua Jorge Guimarães, nº 229, em Amarante.

Além dos serviços jurídicos oferecidos pela Defensoria Pública, a população teve acesso a diversos outros atendimentos, incluindo a realização de exames de mamografia através da Carreta da Mamografia, emissão da 2ª via de certidões de registro civil, emissão de novos documentos de identidade e CPF, negociações com a Receita Federal, troca de lâmpadas e cadastro para a tarifa social de energia. Também foram oferecidos aconselhamentos sobre os direitos das mulheres e serviços de embelezamento, como corte de cabelo, esmaltação e limpeza de pele.

Alcidina Pereira de Oliveira, uma das atendidas durante a ação, destacou a importância dos serviços levados ao município pela Defensoria Pública: “Eu achei muito importante a Defensoria Pública levar esses atendimentos para o município de Amarante. Assim que vi o anúncio, corri para pegar os documentos e trazer meu filho para renovarmos a nossa documentação. É muito necessário que esse serviço chegue aqui, pois muita gente precisa de documentos atualizados”, afirmou.

O Defensor Público Arilson Pereira Malaquias, titular da 1ª Defensoria Pública Itinerante, participou da ação e ressaltou a importância do atendimento ofertado à população. “O objetivo do projeto Defensoria Itinerante em ação é justamente esse, de garantir que todos, especialmente aqueles que vivem em áreas mais afastadas ou com menos acesso aos serviços públicos, que possam exercer seus direitos fundamentais, facilitando o acesso à justiça e também a diversos serviços essenciais, através dos parceiros da instituição, ressaltando o compromisso da Defensoria Pública com a cidadania e a inclusão social”, declarou o Defensor Público..

O diretor da Defensoria Itinerante, Defensor Público Alessandro Andrade Spíndola, também comentou sobre a relevância dos serviços prestados. “Seguindo o cronograma de outubro, a Defensoria Pública Itinerante, por meio do projeto ‘Defensoria Itinerante em Ação’, leva um atendimento célere à população, sem que haja a necessidade de deslocamento das pessoas de suas localidades, garantindo o acesso a esses serviços fundamentais, que proporcionam direitos e cidadania. Essa ação, em parceria com diversos órgãos e instituições, é crucial para assegurar o atendimento e a inclusão cidadã dessas pessoas”, afirmou.

Para ser atendido durante as ações itinerantes, é necessário apresentar documentos pessoais, como RG, CPF e comprovante de residência, além de outros documentos relacionados ao caso específico.

Mais informações podem ser obtidas pelos números de WhatsApp:
(86) 9 9495-7298
(89) 9 9443-4354

Ou pelo e-mail: itinerante@defensoria.pi.def.br.