A Defensoria Itinerante iniciou nesta segunda-feira (05) mais uma semana de atendimentos dentro do Projeto Jornada da Justiça Itinerante, desenvolvido pelo Tribunal de Justiça do Estado do Piauí. a ação está acontecendo na Escola Professora Alda Rodrigues Neiva , localizada na Rua Santa Filomena, na Vila Meio Norte, bairro Tabajaras, região da Pedra Mole, em Teresina.
Os atendimentos acontecem até a próxima sexta-feira (09), das 8h às 14h. No local podem ser tratados casos de reconhecimento e dissolução de união estável, regulamentação de guarda e alimentos, retificação ou suprimento de registro civil, reconhecimento voluntário de paternidade biológica ou socioafetiva, suprimento de registro de óbito, além de fornecidas informações sobre processos criminais acompanhados pela Defensoria Pública.
As pessoas presentes ao atendimento nesta segunda-feira, falaram sobre a Itinerante. “Vim atrás de um suprimento de óbito, algo que é muito importante e que a gente devia ter tirado no período certo, como passou do período tem essas ações que fazem para ajudar a gente. Todos que precisarem desse serviço procurem a Itinerante, porque é muito importante, ajuda a comunidade”, disse M. X.M.
“Estou aqui para fazer a retificação no registro da minha filha. Como eu não tinha o valor que me pediram pelo serviço encontrei uma pessoa que me informou sobre esse atendimento da Defensoria Itinerante e deu certo. É um serviço que recomendo, porque é muito bom”, afirmou M. R. da S. J.
O Defensor Público Francisco Cardoso Jales, Diretor da Defensoria itinerante em exercício destaca a parceria com o Tribunal de Justiça. “Iniciamos mais uma vez os atendimentos dentro do Projeto Jornada da Justiça Itinerante idealizado e desenvolvido pelo Tribunal de Justiça do Estado do Piauí, e do qual somos parceiros constantes oportunizando o acesso à Justiça para inúmeras pessoas. Até a sexta-feira estaremos na região da Pedra Mole em Teresina e esperamos novamente atender a um significativo número de pessoas. Também estaremos em outros municípios do Piauí, cumprindo o nosso calendário mensal de atendimentos, garantindo os direitos da população sem que esta precise se deslocar até a capital ou para alguma Comarca que já tem a Defensoria instalada”, afirma.
Para o atendimento da Defensoria Itinerante é necessário apresentar documentos básicos, como identidade, CPF, comprovante de residência e demais documentos relacionados com a demanda pretendida. Para mais informações relacionadas a documentação necessária, acesse: (https://www.defensoria.pi.def.br/doc-necessarios/). Os atendimentos promovidos pela DPE/PI são gratuitos e não necessitam de agendamento prévio.
Para mais informações, a população pode entrar em contato com a Defensoria Itinerante através do seguintes números de WhatsApp:
(86) 9 9495-7298;
(89) 9 9443-4354,
ou ainda através do seguinte endereço de e-mail: (itinerante@defensoria.pi.def.br).