A Defensoria Pública do Estado do Piauí (DPE/PI), por meio da Defensoria Itinerante, irá integrar, na próxima sexta-feira (5), mais uma ação do projeto ‘Câmara em Ação’, iniciativa desenvolvida pela Câmara Municipal de Teresina com o objetivo promover atendimentos itinerantes, além da atuação conjunta com diversos parceiros entre órgãos públicos estaduais e do município, e de empresas e organizações não governamentais, visando a prestação de diversos serviços gratuitos em benefício da população.
Nesta edição, que marca o início das atividades do projeto para o ano de 2024, as atividades serão realizadas na Unidade Escolar Cristino Castelo Branco, no Bairro Buenos Aires, com o objetivo de ampliar os atendimentos voltados para a população na região norte da capital.
Com a participação de 37 parceiros, além da Defensoria Pública do Estado do Piauí (DPE/PI), a ação conjunta contará também com os serviços da Secretaria de Segurança Pública, do Tribunal de Justiça do Piauí, cadastros para tarifa social, oferecidos pelas concessionárias de energia e água, o Sistema Nacional de Empregos – SINE, que levará informações e orientação sobre o mercado de trabalho, intermediação e qualificação de mão-de-obra, seguro-desemprego; orientação, expedição de Carteira de Trabalho e Previdência Social Digital, além de diversos outros serviços que visam facilitar o acesso da comunidade a direitos básicos.
> “O evento Câmara em Ação é um projeto da Câmara Municipal de Teresina, cujo objetivo é levar diversos atendimentos à população. Nesta edição, retornamos à zona norte da capital, no Bairro Buenos Aires, na Unidade Escolar Cristino Castelo Branco, juntamente com diversas instituições parceiras, e esperamos que esse seja um dia repleto de atendimentos e prestação de serviços à população teresinense”, pontuou o Defensor Público e Diretor da Defensoria Itinerante, Alessandro Andrade Spíndola.
Nas atividades promovidas pela Defensoria Itinerante são ofertados serviços como reconhecimento e dissolução de união estável, regulamentação de guarda e alimentos, retificação e restauração de registro civil, reconhecimento voluntário de paternidade, suprimento de registro de óbito, além de informações sobre em geral sobre os processos criminais acompanhados pela Defensoria Pública.
Os atendimentos promovidos pela DPE/PI são gratuitos, não sendo necessário qualquer agendamento prévio. É necessário levar documentos básicos, como RG, CPF, comprovante de residência e de renda, além dos demais documentos relacionados com a demanda pretendida.
Para mais informações, a população pode entrar em contato com a Defensoria Itinerante através do seguintes números de WhatsApp:
(86) 9 9495-7298;
(89) 9 9443-4354,
(86) 9 9404-7746
ou ainda através do seguinte endereço de e-mail: (itinerante@defensoria.pi.def.br).