A Defensoria Itinerante da Defensoria Pública do Estado do Piauí realizou na última semana, de 13 a 17 de outubro, 341 atendimentos nos municípios de Parnaguá e Avelino Lopes. Os trabalhos foram conduzidos pelo coordenador da Itinerante, defensor público Adriano Moreti Batista.
Em Parnaguá foram contabilizados 140 atendimentos, assim como expedidos 74 ofícios e realizadas mais 6 ações. Já em Avelino Lopes foram 201 atendimentos, com 102 ofícios expedidos e 12 ações desenvolvidas.
A Defensoria Itinerante realiza ações de natureza consensual entre as quais o reconhecimento e dissolução de união estável; regulamentação de guarda e pensão alimentícia; retificação e restauração de registro civil; reconhecimento voluntário de paternidade; suprimento de registro de óbito; assistência em processos acompanhados pela Defensoria Pública. Para ser atendida é necessário que a pessoa apresente documentos pessoais, como RG, CPF, comprovante de residência e de renda, além dos documentos relacionados à demanda pretendida.
O defensor público Adriano Moreti comemora os atendimentos da última semana. “Mais uma vez conseguimos levar cidadania e garantir o acesso à justiça e aos direitos para um significativo público, pessoas que não teriam condições de arcar com custos de deslocamento até locais onde a Defensoria tem sede própria. A quantidade dos atendimentos que realizamos, aliada a resolutividade alcançada deixam toda a equipe da Itinerante realizada por termos a certeza de que estamos cumprindo com assertividade o nosso papel, tendo como foco a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva”, afirma.
Para mais informações, a população pode entrar em contato por meio dos seguintes canais do projeto Defensoria Itinerante:
WhatsApp:
(86) 9 9495-7298;
(89) 9 9443-4354;
(86) 9 9404-7746
E-mail: itinerante@defensoria.pi.def.br