A Defensoria Pública do Estado do Piauí (DPE/PI) vai realizar no dia 1º de março, a apresentação do relatório do projeto ‘Meu Nome, Meu Orgulho’, iniciativa que proporciona orientações e atendimentos voltados para o público não-binarie, travestis e transexuais, que buscam o direito de ter, em seus documentos, o nome e o gênero com o qual se identificam. A ação contará com atendimentos, das 9h às 12h, no Auditório Esperança Garcia – edifício-sede da defensoria em Teresina, na rua Nogueira Tapety, 138, bairro Noivos, zona Leste.
Iniciativa da Defensora Pública Patrícia Ferreira Monte Feitosa, Diretora de Primeiro Atendimento da DPE-PI , o Projeto ‘Meu nome, Meu Orgulho’ se constituiu em um importante passo no respeito e reconhecimento da identidade de inúmeras pessoas a partir da alteração do prenome, sem que seja necessária a cirurgia para mudança de sexo.
Sobre a iniciativa, a Defensora Pública Patrícia Ferreira Monte esclarece que o projeto busca a promoção da igualdade de direitos dessa população, por meio dos atendimentos que serão realizados de forma presencial, onde o público passará por uma triagem, quando todos serão orientados sobre a documentação necessária para dar início ao procedimento de retificação dos documentos.
“A apresentação do Relatório visa a mostrar a concretização de um trabalho voltado para o público TRANS, com os números de atendimento, e resultados da importância da educação em direitos. O evento é mais uma oportunidade para se dar visibilidade sobre a existência do direito de alteração do prenome e gênero, de forma extrajudicial, e mostrar à sociedade a importância deste direito para a inclusão social e redução do preconceito“, disse a Defensora Pública Patrícia Monte.
Confira abaixo a documentação exigida para adequação de nome e gênero: