
A Defensoria Pública do Estado do Piauí realizou, nesta quinta-feira (10), a primeira ação do Projeto “Mente Cidadã – Família, Vulnerabilidade Social e Saúde Mental”, no interior do Estado. O atendimento aconteceu em Picos, no Caps II, localizado na Rua Domingos Rocha Soares, 790, Bairro Ipueiras.
O projeto é uma iniciativa da Defensora Pública Patrícia Ferreira Monte Feitosa, Diretora de Primeiro Atendimento da Defensoria Pública e tem a finalidade de incentivar a melhor orientação jurídica quanto aos direitos das pessoas com transtorno mental, proporcionando maior sensibilização na participação das ações de transformação social.
A população que compareceu ao Caps teve acesso, além do atendimento da Defensoria Pública, a serviços ofertados por parceiros, entre os quais o CadÚnico, passe livre, vacinas e testagem.
A Defensora Pública Gilmara Guimarães Bezerra Pessoa, Gerente Regional de Picos, destaca a importância da ação. “Muito importante a Defensoria Pública trazer esse projeto para Picos, oportunizando o atendimento a esse público bastante vulnerável que são os usuários do Caps e cujos familiares, muitas vezes, não têm condições de buscar a documentação necessária para que tenham acesso a direitos básicos, como identificação civil, previdência , entre outros. Então, quando todos os serviços estão reunidos é mais fácil para essas pessoas conseguirem as orientações necessárias sobre seus direitos, assim como adquirir os documentos essenciais para tanto. Agradeço à Defensora Patrícia Monte, idealizadora do projeto pelo empenho em realizá-lo aqui”, disse.
A Defensora Patrícia Monte avalia a ação como positiva. “Ficamos muito satisfeitas em presenciar um Caps recebendo e funcionando com o matriciamento correto. Os agentes de Creas e Cras acompanharam os usuários, mostrando muito zelo e empenho. A coordenadora do Caps II demonstrou que acredita no Projeto e no cuidado com inclusão na sociedade das pessoas com transtornos mentais. Queremos agradecer a todos os parceiros, citando aqui o Instituto de Identificação, por esse atendimento presente e humanizado e à Defensora Pública Gilmara Guimarães, gerente regional de Picos pela acolhida”.
Em Picos, foram parceiros do Mente Cidadã a Prefeitura Municipal, Secretarias de Assistência Social e Saúde do Município, Instituto Nacional do Seguridade Social (INSS) e Instituto de Identificação.