A Defensoria Pública do Estado do Piauí esteve presente no último sábado (14), no evento Favela F5, realizado pela Central Única das Favelas no Piauí (CUFA PIAUÍ) no CEU Vieira Toranga, bairro Santa Maria da Codipi, contemplando bairros adjacentes.
O evento é voltado para o turismo comunitário, fortalece a interação entre os moradores das periferias, e oportuniza o acesso à informação, novas tecnologias e serviços de saúde, emissão de documentos e esclarecimentos sobre direitos, promovendo cidadania.
O presidente estadual da Cufa Piauí, Valciãn Calixto, destacou a participação da Defensoria. “Tivemos a felicidade de ter a parceria da Defensoria Pública, que disponibilizou uma van possibilitando serviços e orientações como segunda via do RG, certidão de nascimento, também relacionada ao divórcio, entre outros serviços ofertados. Foi um dos serviços mais procurados no sábado. O evento contou com uma circulação rotativa de em torno de mil pessoas pela manhã. Então a gente só tem de agradecer a disponibilidade de toda a equipe da Defesoria Pública e desejar que em 2025 consigamos fazer mais parcerias juntos, mais atividades juntos, porque ficou muito nítido quanto a comunidade precisa deste serviço, principalmente nos finais de semana, uma vez que durante as semanas moradores das comunidades, favelas, de periferias, estão trabalhando e não têm tempo de se dirigir até um órgão desses para regularizar seus documentos”, ressaltou.
A Defensora Pública Geral do Piauí, Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior, diz que a Defensoria Pública cumpriu o seu papel. “A Defensoria Pública tem que estar junto do povo e integrar essa ação da CUFA Piauí foi muito importante, já que nos possibilitou prestar as orientações necessárias para a população presente, contribuindo para a garantia de seus direitos dentro das nossas áreas de atuação. Reafirmamos o nosso compromisso de continuar trabalhando para que cada vez mais possamos estar presentes nas comunidades”, afirmou.
*Fotos: AsCom/CUFA Piauí