A Defensora Pública Débora Cunha Vieira Cardoso, titular da 6ª Defensoria Pública de Parnaíba participou na última quinta e sexta-feiras (09 e 10), de inspeções na Casa de Acolhimento Infanto-juvenil de Parnaíba (CAIP) e no Complexo de Defesa da Cidadania (CDC) da referida Comarca, além do CREAS responsável pelas medidas sócio- educativas em meio aberto e ao CRAS do Município de Ilha Grande.
A iniciativa foi da 3ª Promotoria de Justiça de Parnaíba, na pessoa do Promotor de Justiça Ruszel Lima Verde Cavalcante.
O objetivo da inspeção foi avaliar o cumprimento das medidas socioeducativas de internação, além daquelas que são cumpridas em meio aberto, como Liberdade Assistida e Prestação de Serviços à Comunidade, de modo a avaliar a situação dos adolescentes, estrutura dos locais e fluxo de atendimento.
Para a Defensora Pública Débora Cunha Vieira Cardoso, as inspeções “são importantes para que as instituições do sistema de justiça possam conhecer in loco como anda o funcionamento da rede de atendimento às crianças e adolescentes dos municípios, conhecer os profissionais que trabalham diariamente com esse público e suas famílias, ouvir sobre as dificuldades, os benefícios alcançados e aproximar a parceria e o diálogo que deve existir entre os órgãos. Cumpre registrar que a inspeção foi uma iniciativa do Ministério Público da Infância e Adolescência de Parnaíba, que prontamente atendeu pedido da Defensoria Pública para que a Defensora da Infância pudesse acompanhar as visitas.
Também participaram da inspeção assessores Promotoria Ana Virgínia e Artur,os estagiários da Defensoria Sandila e Léo, bem como equipe técnica do MPPI, a assistente social Maria Paula e a psicóloga Ravena, que vieram de Teresina para confecção de relatório
Fonte: MPPI