Notícias

Defensoria participa da abertura da Caravana Federativa no Piauí

Tamanho da letra A+ A-
Publicado em 20, junho de 2024 às 14:11

f22d0edd-3700-4967-9489-e3b5c17a1237

O Defensor Público Ricardo Moura Marinho, Chefe de Gabinete da Defensoria Pública do Estado do Piauí representou a Defensoria Pública na abertura da Caravana Federativa no Piauí, nesta quinta-feira (20), no Centro de Convenções de Teresina. O Defensor Público Alessandro Andrade Spíndola, Diretor da Defensoria Itinerante, também esteve presente na solenidade. O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva estará presente no encerramento da Caravana, na sexta-feira (21).

Essa é a 10ª edição do evento, que é realizado pelo governo federal em parceria com o Governo do Estado e Associação Piauiense dos Municípios (Appm). Conta com o patrocínio do Banco do Nordeste, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil, além do apoio do Sebrae e Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi).
Os diversos estandes esclarecem dúvidas e ajudam gestores estaduais e municipais a solucionar pendências. Até agora, a caravana já passou por nove estados. Em Teresina, mais de 40 órgãos governamentais, autarquias e bancos vão estar presentes.

O Governador Rafael Fonteles afirmou que vai pedir ao Presidente Lula apoio para a Parceria Público-Privada que ficará responsável por gerir o Intermodal do Vale do Parnaíba, interligando o Sul ao Norte do Piauí. “ Esse modal envolve hidrovia, rodovia e ferrovias. Então, essa seria a grande demanda do Estado do Piauí, além do apoio institucional por parte do Ministério de Minas e Energia ao nosso HUB de hidrogênio verde em Parnaíba”, disse o Governador que também fez um discurso voltado para os gestores municipais. .
O Ministro Wellington Dias, presente à solenidade, discorreu sobre a importância da caravana. “Temos o objetivo de garantir solução para os problemas dos municípios, ao invés dos prefeitos saírem de suas cidades, o Governo Federal vai até eles. Aqui estão toda a equipe do Programa Desenrola, bancos, estatais, autarquias e vários ministérios”, disse.

O Defensor Público Ricardo Marinho falou sobre a ação. “Vemos como um importante evento realizado pelos governos Estadual e Federal, que possibilita o acesso de vários municípios e instituições interessados em dialogar com os ministérios do Governo Federal. Especificamente em relação a Defensoria Pública pretendemos dialogar com as equipes dos Ministérios da Justiça e do BNDES para tratar de assuntos de interesse institucional.