A Defensora Pública Geral do Estado do Piauí, Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior participou, na última quarta-feira(19), no auditório da Cesvale, da abertura do I Fórum Criminal do Norte do Piauí, realizado pela Associação Piauiense da Advocacia (APAC)
O Fórum é considerado um evento de significativa relevância para a comunidade jurídica e, além de Teresina, acontece também em Barras, Esperantina, Campo Maior, Piripiri, Piracuruca e Parnaíba, apresentando uma programação abrangente e palestrantes renomados e prometendo , o fórum promete ser um marco no debate e na atualização do Direito Penal e Processual Penal.
Entre os temas abordados estão atualizações legislativas, jurisprudência recente, técnicas de defesa e aspectos psicológicos do Direito Criminal, todos considerados relevantes para a prática jurídica. Entre os palestrantes está a Defensora Pública Alynne Patrício de Almeida Santos, coordenadora Cível e titular da 8ª Defensoria Pública de Família.
Iolanda Macêdo, presidente em exercício da APAC durante o mês de março, falou sobre a presença da Defensoria Pública. “A Defensoria Pública, munida do papel de fazer a tutela dos direitos dos cidadão mais necessitados, também exerce a advocacia criminal e tem, em comum com a advocacia, a busca da defesa dos cidadãos em seus direitos constitucionais. Somos duas instituições que valorizam esse papel de defesa dos direitos constitucionais, entre eles o direito de defesa, que não pode ser criminalizado, e por isso a parceria é tão importante e tão forte”, disse.
Yuri Chaves Furtado Pessoa, presidente do Núcleo da Jovem Advocacia da APAC também se referiu a presença da defensoria no evento. “É de grande importância, porque esse evento é para abranger todas as esferas do poder judiciário e a Defensoria Pública, como uma das maiores, não pode ficar de fora”, destacou.
A Defensora Pública Geral, Carla Yáscar Belchior, falou sobre o evento. “O I Fórum Criminal do Norte do Piauí é uma oportunidade para que profissionais e estudantes da área do Direito, além de demais interessados, possam aprimorar seus conhecimentos e debater os desafios da advocacia criminal. Desejamos êxito ao evento tanto em Teresina como no interior do Estado”, afirmou.