Notícias

Defensoria participa da Conferência Estadual de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde discutindo melhorias no SUS

Tamanho da letra A+ A-
Publicado em 30, agosto de 2024 às 13:51

WhatsApp Image 2024-08-30 at 10.57.36 (1)

O Defensor Público Igo Castelo Branco de Sampaio, titular do Núcleo de Direitos Humanos e Tutelas Coletivas da Defensoria Pública do Estado do Piauí participou, na última quinta-feira (29), da abertura da 2ª Conferência Estadual de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Piauí (CEGTES-PI), realizada pela Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) e o Conselho Estadual de Saúde (CES-PI), no Diferencial Eventos, em Teresina.

WhatsApp Image 2024-08-30 at 10.57.38

A conferência, que reuniu 700 delegados eleitos nas etapas municipais, é um marco para consolidar o diálogo entre gestores, técnicos e usuários do SUS, visando o aprimoramento das políticas públicas de saúde no Piauí.

“Essa conferência trará propostas para colocarmos no plano anual de saúde do estado, que depois é levado para a conferência nacional. As propostas são válidas. Obviamente, que nem tudo que se faz numa conferência se coloca no plano, mas lembro que quase tudo que foi colocado na conferência do ano passado foi incorporado no plano estadual de saúde”, pontuou o secretário estadual de Saúde, Antonio Luiz, durante a abertura do evento.

O Defensor Público Igo Castelo Branco destacou a relevância do evento. “Essa conferência tem uma significativa importância por proporcionar um debate ainda mais aprimorado visando construir propostas que venham fortalecer o atendimento prestado à população por meio do SUS, a partir das propostas dos representantes dos municípios, eleitos nas etapas municipais. Esse é um espaço democrático que reúne gestores, representantes setoriais e usuários , visando fortalecer essa luta e consolidar políticas públicas eficientes voltadas para os usuários do Sistema Único de Saúde”, afirmou.