Notícias

Defensoria participa da entrega da reforma e ampliação da Penitenciária Irmão Guido

Tamanho da letra A+ A-
Publicado em 27, agosto de 2024 às 12:59

9a843712-279a-488f-b6b5-70975b0a79a9

O Diretor Criminal da Defensoria Pública do Estado do Piauí, Defensor Público Gerson Henrique Silva Sousa, participou na manhã desta terça-feira(27), da solenidade de entrega da obra de reforma e ampliação dos pavilhões A, B e C e inauguração da panificação da Penitenciária Irmão Guido, em Teresina.

O Secretário de Justiça do Estado, Cel Carlos Augusto Gomes de Souza considerou o momento uma conquista. ‘Quero dizer a vocês que hoje é motivo de alegria entregarmos a última etapa de reconstrução desta unidade, da Penitenciária Irmão Guido. Estamos entregando em condições das pessoas que são privadas de liberdade cumprirem suas penas determinadas pelo poder judiciário. (…) Defendo o que sempre defendi, que podemos proporcionar aqui uma grande contribuição a toda a sociedade e ao Sistema de Segurança Pública, fazendo o que determina a Lei de Execução Penal dentro das unidades. (…) uma pessoa em qualquer situação que esteja pode mudar de vida”, afirmou, destacando os projetos hoje desenvolvidos nas unidades prisionais, entre os quais panificação, marcenaria e agrofloresta.

O Diretor Criminal da DPE-PI, Gerson Henrique Sousa, destacou a relevância da ressocialização e a parceria com a Sejus. “Quero parabenizar ao secretário Cel. Carlos Augusto por essa reforma e ampliação na Penitenciária Irmão Guido, isso mostra uma linha que já vem sendo implantada desde que a gestão atual assumiu, e que tem como parceira a Defensoria Pública, nessa preocupação, principalmente, com a ressocialização do preso. É o mínimo que o Estado pode fornecer. Há uma preocupação muito grande da Secretaria com a ressocialização e quem vai ganhar é a sociedade, a coletividade, ao receber um egresso que está ressocializado, que teve a oportunidade de se reeducar, de fazer cursos,e até de ser alfabetizado dentro da unidade prisional. Isso é muito importante e a Defensoria, como parceira da Sejus, está à frente de alguns projetos e pretendemos maximizar essa parceria, que pode render vários frutos”, afirmou.