O Diretor Criminal da Defensoria Pública do Estado do Piauí, Gerson Henrique Silva Sousa, participou, nesta sexta-feira (21), da inauguração da reforma e ampliação do prédio do Instituto de Medicina Legal Dr. Gerardo Vasconcelos – IMLGV e da Sala Lilás, espaço criado para atendimento humanizado das mulheres vítimas de violência. O momento foi conduzido pelo Secretário de Segurança Pública, Francisco Lucas Costa Veloso, Chico Lucas, e contou com a presença de várias autoridades. O IMLGV fica localizado no bairro Saci, na zona Sul de Teresina.
A unidade passou por uma reestruturação completa, ganhando mais espaço, tecnologia e infraestrutura moderna para melhorar o atendimento e otimizar os serviços periciais. O Secretário Chico Lucas destacou as implementações realizadas. “Quando a pessoa vem pra cá, ou é vítima de violência ou tem algum familiar que morreu. É um momento de fragilidade e dor, então nós investimos desde a questão do atendimento psicossocial, com psicólogas, com assistentes sociais, agora com a Sala Lilás, que é importante para não revitimizar a pessoa. Temos também esse novo laboratório (…) com um investimento muito alto nos cromatógrafos, que são de última geração, nos equipamentos, agora temos uma toxicologia que dá orgulho a todo piauiense. Tudo isso aqui serve pra trazer dignidade para momentos dolorosos”, disse.
O Diretor Criminal da Defensoria, Gerson Henrique Sousa, discorreu sobre as melhorias no espaço. “Estivemos presentes para conferir de perto a reforma e ampliação do IML. A estrutura ficou muito boa e certamente contribuirá para o melhor desempenho das funções dos peritos e servidores. Toda a sociedade tem a ganhar com uma estrutura mais humanizada, como a Sala Lilás, destinada a mulheres vítimas de delitos, bem como ganharão os órgãos do Sistema de Justiça, que poderão contar com exames periciais de melhor qualidade”, afirmou.