O defensor público Vitor de Oliveira Gonçalves Guerra, titular da 1ª Defensoria Pública de Bom Jesus, ministrou palestra na última quarta-feira (21) dentro da Semana Acadêmica da Universidade Estadual do Piauí (SAUESPI) , Campus José Vazquez Diaz, de Bom Jesus. O defensor público abordou o tema “Defensoria Pública: Amplificando Vozes por Direitos Humanos e Justiça Social”. A participação atendeu a um convite da professora Mariana Cavalcante Moura, coordenadora do curso de Bacharelado em Direito.
“A Semana Acadêmica teve por objetivo, além de fomentar o trabalho interdisciplinar dos três cursos ofertados no campus (Pedagogia, Letras e Direito) e incentivar a iniciação científica, fortalecer a rede interinstitucional da Universidade, bem como os vínculos dessa com a comunidade de Bom Jesus e região. Assim, de modo muito especial, contamos na nossa programação com a participação do defensor público Vitor Guerra ministrando a palestra sobre a Defensoria Pública, o qual nos apresentou de forma didática e acessível um panorama acerca da atuação da Defensoria e dos projetos que a instituição executa em prol da comunidade. Tal momento representou não só uma rica oportunidade para a UESPI ampliar suas parcerias locais, mas também para os participantes do evento ampliarem seus conhecimentos acerca do papel social relevante que a Defensoria Pública desempenha”, diz Mariana Cavalcante Moura.
O defensor público Vitor Guerra destaca que se tratou de uma valiosa oportunidade para a Defensoria Pública se apresentar e dialogar com a comunidade acadêmica, estudantes, professores e servidores da Universidade. “A palestra buscou apresentar e refletir sobre o papel transformador da Defensoria Pública no Brasil, especialmente como instrumento de promoção dos direitos humanos, justiça social e cultura de paz. Foi apresentada a evolução histórica da Defensoria Pública; a atuação da Instituição como promotora de direitos humanos, não apenas pela via judicial, mas sobretudo por meio da educação, escuta ativa e ações estruturantes junto às populações marginalizadas. Encontros como esse são fundamentais para evidenciar a relevância da Instituição, seus propósitos, desafios e projetos, fortalecendo a conexão com a comunidade local”, afirma.
Durante a participação na SAUESPI, o defensor público discorreu ainda sobre os projetos desenvolvidos pela Defensoria Pública como Vozes dos Quilombos; Projeto Elas por Elas; Projeto Meu Nome, Meu Orgulho; Projeto Defensoras Populares; e o projeto Defensoria Pop Rua.