A Defensora Pública Geral do Estado do Piauí, Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior, participou nesta quarta-feira (12), da solenidade cívico-militar em comemoração aos 202 anos da Batalha do Jenipapo, realizada no Monumento Heróis do Jenipapo, na cidade de Campo Maior ( 83 Km de Teresina). O momento contou com a presença do governador Rafael Fonteles, dentre outras autoridades dos poderes executivo, legislativo e judiciário, bem como do exército brasileiro. A batalha aconteceu em 13 de março e, neste ano, o governo do Piauí antecipou as comemorações.
Durante a manhã foi realizado desfile militar e a apresentação da peça teatral “A Batalha do Jenipapo”, que já ocorre há 27 anos. Ainda durante a comemoração várias personalidades foram homenageadas com a Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí, a mais alta comenda do Estado.
O governador Rafael Fonteles destacou a importância da prestação de serviços ao povo que foi quem tomou à frente da histórica batalha. “Obrigado pela presença de cada um nesse dia muito especial para o Piauí e para o Brasil. Estamos na véspera do 13 de março, essa data histórica, porque consolidou lá em 1923 a nação brasileira como conhecemos hoje (…).Todos nós que estamos a serviço do poder público servimos ao povo, e é por isso que é preciso estarmos legitimando nossas ações, sempre que possível, diante da população. E é isso que procuramos fazer aqui no Piauí”, disse.
A Defensora Pública Geral, Carla Yáscar Belchior, destacou a relevância da comemoração. ““É sempre importante lembrar fatos históricos, ainda mais quando relacionados ao nosso Estado e a sua importante contribuição no processo de independência do Brasil. Saber que foi a nossa população que esteve à frente dessa batalha é algo que muito nos orgulha e jamais pode ser esquecido. Pessoas simples, humildes, vulneráveis, como as que a Defensoria Pública atende, contribuíram para essa luta histórica e de relevante importância para o país e, por isso mesmo, merecem todo o nosso respeito”, afirmou.