O Núcleo de Direitos Humanos e Tutelas Coletivas da Defensoria Pública do Estado do Piauí, que tem como titular o Defensor Público Igo Sampaio Castelo Branco, participou no último sábado (1), de Audiência Pública Itinerante realizada pela Câmara Municipal, na Escola Municipal Prof. Ubiraci Carvalho, Residencial Frei Damião, região Sudeste da capital. A Audiência contou com a presença no presidente da Câmara Municipal de Teresina, Enzo Samuel; dos vereadores Alan Brandão, Evandro Hidd, Zé Nito, representantes da SAAD Sudeste, Fundação Municipal de Teresina (FMS) e das empresas Águas de Teresina e Equatorial Piauí, além de lideranças comunitárias do Residencial Milton Brandão, Alto da Ressurreição e demais áreas.
As audiências públicas itinerantes são espaços de diálogo entre o Legislativo Municipal e as comunidades de Teresina. Durante a sessão realizada na Escola Ubiraci Carvalho, a comunidade pode apresentar suas principais demandas e reinvindicações, além de discutir as propostas com os representantes do poder público municipal e empresas.
Segundo Igo Sampaio, as audiências itinerantes são uma oportunidade ímpar de ouvir as reivindicações de lideranças comunitárias. O Defensor propôs o monitoramento das demandas pelo Núcleo de Direitos Humanos. “Após ouvir atentamente e tomar notas em litigância estratégica, dialoguei com as lideranças, apontando a possibilidade de monitoramento das demandas pelo Núcleo de Direitos Humanos e à necessidade de um protagonismo dos moradores em se organizarem para uma cobrança efetiva dos órgãos”, afirmou.