O Defensor Público Igo Castelo Branco de Sampaio participou no último dia 30, por meio de plataforma zoom, de uma capacitação no tocante a temática de Direitos Humanos para a população LGBT, promovida pela Superintendência de Direitos Humanos da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), da qual também participaram representantes da Secretaria de Estado da Saúde, Secretaria de Estado da Segurança e Ministério Público, além de representantes dos CRAs e CREAs dos municípios .
Segundo o Defensor Público, a ideia foi também consolidar uma rede de proteção e apoio aos Direitos Humanos, a partir de um diálogo conjunto.
Igo de Sampaio avaliou como positiva a iniciativa da Superintendência. “A reunião foi muito importante pelo estabelecimento desse espaço de diálogo entre os órgãos e a ponta, que são os servidores que trabalham em todos os municípios. Importante também pela visibilidade institucional, já que possibilitou que os participantes conhecessem o trabalho da Defensoria Pública na promoção e defesa dos direitos da comunidade LGBT, também importante porque as várias autoridades presentes ressaltaram e reafirmaram o compromisso na defesa e promoção da população LGBT, assim como a necessidade do estabelecimento de novas estratégias, inclusive com foco na promoção e educação em direitos e numa contínua capacitação”, destacou.
O Defensor Público explica que também, a partir da discussão, foi estabelecido haver um esforço no sentido de consolidação de uma rede de direitos. “Essa rede será efetiva no repasse de informações e monitoramento das ações mesmo nos mais longínquos municípios. Nesse sentido, reputo bem exitosa a reunião e a participação da Defensoria. Já nos comprometemos, inclusive que nas próximas capacitações a presença do Núcleo de Direitos Humanos, representando a Defensoria, está confirmada”, afirma Igo de Sampaio, destacando ainda que o próximo tema em debate será relacionado ao racismo.
ds