A Subdefensora Pública Geral do Estado do Piauí, Verônica Acioly de Vasconcelos, participou nesta segunda-feira (05), no Plenário Waldemar Macêdo da Assembleia Legislativa do Estado do Piauí, do Seminário “Mais Piauí. A Alepi Somando com Você”, que com o tema Água no Sertão, se destinou a debater a segurança hídrica no Piauí. A sessão foi conduzida pelo Presidente da Alepi, Deputado Franzé Silva e contou com a presença do Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, além de várias outras autoridades.
Os deputados evidenciaram a importância do debate para a vida de diversos piauienses que residem mais especificamente na região do semiárido, tão afetada pela falta constante de água. Uma das soluções apontadas seria a transposição das águas do Rio São Francisco para a área das nascentes dos rios Canindé e Piauí.
Para o Presidente da Alepi, Deputado Franzé Silva, “agora é a vez do Piauí lutar por essa questão da segurança hídrica. É importante a participação da Casa para solucionar o problema da seca. A falta de pressão política deixou o Piauí fora do processo de transposição de águas tão importante para o Nordeste, então queremos que os Deputados e Deputadas reforcem esse debate. Hoje estamos realizando a primeira etapa desse projeto, é um debate que que interessa ao desenvolvimento do Estado”, destacou.
O Ministro Wellington Dias reforçou a importância do tema e a necessidade de um trabalho conjunto em prol do Piauí. “Essa é não só a casa da legislação, mas também a casa dos grandes temas, pelo Desenvolvimento Social trabalhamos esta temática das águas, o MDS coordena uma câmara com 24 ministérios que trabalha a segurança alimentar e um dos grandes desafios não é só alimento, é água, como necessária para o consumo mas também para a produção do alimento. Trabalhamos sempre com esse olhar para os mais pobres, (…) quero dizer que vamos estar juntos nessa luta”, afirmou.
Sobre o debate relacionado à segurança hídrica do Piauí, a Subdefensora Pública Geral, Verônica Acioly diz que “vivenciamos uma época de na qual a questão climática e dos recursos naturais, dentre eles a água, ocupa lugar de destaque do debate sobre o meio ambiente mais equilibrado e o uso sustentável de recursos naturais. Relevante que as instituições e a sociedade civil se envolvam no debate para que não tenhamos asseverada a exclusão ambiental da nossa população mais vulnerável”.