A Defensoria Pública do Estado do Piauí, por meio 7ª Defensoria Pública Regional de Picos, que tem como titular o defensor público Marcus Vinicius Carvalho da Silva Sousa, participou na última quarta-feira (14), de evento em alusão ao Dia de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes, que transcorre em 18 de maio. Uma iniciativa da Secretaria de Assistência Social de Dom Expedito Lopes, Conselho Tutelar, Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente e Centro de Referência Especializado, o evento aconteceu na Escola Municipal João Belarmino do Vale. Na oportunidade, o defensor público, juntamente com o assessor da Defensoria, Adailton da Costa Junior, proferiram palestra sobre o que é o abuso e a exploração sexual, formas de identificar e de denunciar.
Adailton da Costa Júnior se manifestou sobre o evento. “A atividade representou um momento significativo de integração entre a Defensoria Pública do Estado, a rede de proteção local e o público infantojuvenil, reforçando a relevância da atuação articulada entre os entes públicos na defesa dos direitos fundamentais da infância e juventude, destacando a necessidade de ações educativas, informativas e preventivas Um dos objetivos principais fomentar a conscientização da sociedade, disseminar informações essenciais sobre os diversos tipos de violência sexual, capacitar os presentes quanto à identificação de situações abusivas e, ainda, orientar sobre os canais seguros e oficiais de denúncia. Na qualidade de servidor da Defensoria Pública, reafirmo o compromisso institucional com a promoção da cidadania e com uma atuação contínua, estratégica e resolutiva na proteção integral de crianças e adolescentes”.
“Parabenizamos a valiosa iniciativa do Conselho Tutelar, do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente, do Centro de Referência Especializada e da Secretaria de Assistência Social de Dom Expedito Lopes por promoverem esse espaço de escuta, orientação e informação, essencial no enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. A Defensoria Pública sente-se honrada em integrar essa rede de proteção e agradece o convite para participar dessa atividade. Foi uma oportunidade importante para dialogar diretamente com crianças e adolescentes, valorizando a escuta atenta e respeitosa das suas vivências e dúvidas, e reforçando que reconhecer uma situação de violência é o primeiro passo para romper o silêncio. Reafirmamos nosso compromisso de manter a Defensoria Pública sempre de portas abertas, como instituição acolhedora, pronta a ouvir, orientar e garantir direitos a quem mais precisa”, diz o defensor público Marcus Vinícius Sousa.