A Defensoria Pública do Estado do Piaui esteve presente no evento em alusão ao Dia Internacional da Mulher/Mês da Mulher, realizado na última quarta-feira (12) pelo Poder Judiciário, Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres e Prefeitura, em Luzilândia. A Instituição foi representada pela servidora Hildamaria Aguiar Morais, do Primeiro Atendimento da Defensoria Regional de Luzilânida.
O momento foi aberto pelo juiz da Comarca, Antonio Fábio Fonseca de Oliveira, que abordou a importância da Semana Pela Paz em Casa e o compromisso da justiça com o enfrentamento à violência doméstica e com a promoção da igualdade de gênero. Também foram abordados os temas “O Impacto Psicológico da Violência Doméstica: Ciclos de Abuso e Superação”, com palestra da psicóloga Anne Karoline Teles; “O Papel do Ministério Público na Defesa da Mulher: Desafios e Avanços no Combate à Violência Doméstica”, com palestra do promotor de justiça Rogério Beserra Silva; e “Vozes Silenciadas: Como a Desigualdade de Gênero Alimenta a Violência Contra a Mulher”, com a advogada Maria Aparecida Silva Lira.
Hildamaria Aguiar Morais, destacou a representatividade do evento para a Defensoria. “A palestra sobre a luta contra a violência doméstica representou um momento de grande importância para a Defensoria Pública, reafirmando seu compromisso com a defesa dos direitos das vítimas e o fortalecimento da rede de proteção. O evento possibilitou uma troca valiosa de conhecimentos entre o Judiciário, Ministério Público, advocacia e psicologia, reforçando a necessidade de uma atuação conjunta e efetiva no combate a essa grave violação de direitos”,
A defensora Pública Débora Cunha Vieira Cardoso,que responde pela Defensoria Pública Regional de Luzilândia, também destaca a importância do momento. “É fundamental que o tema da violência contra a mulher seja colocado em debate, para que cada vez mais órgãos, instituições e também toda a sociedade civil, reafirmem o seu compromisso com o enfrentamento a esse tipo de situação. A Defensoria Pública tem atuado firmemente na defesa dos direitos das mulheres vítimas de violência, acolhendo, orientando e tomando todas as medidas possíveis para garantir a segurança dessas pessoas”, afirma.