O defensor público Alessandro Andrade Spíndola participou, em São Paulo, do encontro da Comissão Especial de Direito Social à Moradia e Questões Fundiárias do Colégio Nacional de Defensoras e Defensores Públicos (Condege), assim como do Curso de Extensão “Adaptação às Mudanças Climáticas”, organizado com o apoio da Escola da Defensoria Pública do Estado de São Paulo (EDEPE) e realizado na Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Os dois eventos reuniram defensoras e defensores públicos de todo o país que trabalham com direito à moradia.
A capacitação contou com palestra inaugural “Emergência climática e os desafios para o Brasil e suas populações vulneráveis”, ministrada pelo pesquisador do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais – Cemaden, Pedro Camarinha, e pelo diretor da PPA – Política e Planejamento Ambiental, Ivan Maglio. A mediação foi da coordenadora de Direito Ambiental e Justiça Temática da EDEPE, Thalita Verônica Gonçalves e Silva.
“Foram momentos extremamente importantes para a Defensoria Pública no que concerne à questões de direito à moradia e às mudanças climáticas, vulnerabilidade social, ambiental e econômica que impactam esses direitos. Um aspecto essencial dessa capacitação é o fortalecimento das habilidades dos defensores públicos, permitindo uma atuação mais efetiva e sensível às realidades enfrentadas pelas pessoas que assistimos nessa área”, afirma Alessandro Spíndola, que é diretor da Defensoria Itinerante e titular da 3ª Defensoria Pública Cível.