Notícias

Defensoria participa de reunião sobre política antimanicomial no Piauí

Tamanho da letra A+ A-
Publicado em 09, abril de 2025 às 13:51

87b25bb2-42d7-409f-a208-a364febaa316

O diretor criminal da Defensoria Pública do Estado do Piauí, Gerson Henrique Silva Sousa, participou, nesta quarta-feira (09), de reunião do Comitê Estadual de Monitoramento e Fiscalização das Medidas de Segurança Aplicadas a Pessoas com Transtorno Mental em Conflito com a Lei (CEIMPA). A reunião, convocada pelo juiz coordenador do GMF, Marcus Klinger, aconteceu na sala de aula do ambulatório do Hospital Areolino de Abreu.

25217540-e241-4773-96d5-a2af4cba35cdForam abordados temas como Comunicação entre o Hospital Areolino de Abreu (HAA) e Equipes de Avaliação Psicossocial (EAPs) e o Poder Judiciário e o Ministério Público; Projetos Terapêuticos Singulares (PTS); Serviço Residencial Terapêutico (SRT).

Também foi tratado sobre a atualização do Plano de Ação para implementação da Política Antimanicomial do Estado.

O diretor criminal da DPE-PI, Gerson Henrique Sousa, avaliou como postiva a reunião. “Foi uma reunião bastante produtiva no sentido de traçarmos estratégias para concretizar a política antimanicomial. Várias instituições e órgãos públicos se fizeram presentes e puderam relatar a dificuldade no tratamento das pessoas com transtornos mentais. Será elaborado um plano de ação com participação da Defensoria que será encaminhado para o CNJ. Essa questão é bem sensível e exige uma atuação articulada de todos órgãos com atribuição, tendo em vista a hipervulnerabilidade das pessoas com transtorno mental, especialmente aquelas privadas de liberdade”.