Notícias

Defensoria participa de roda de conversa com profissionais do programa de Residência Integrada Multiprofissional em Atenção à Terapia Intensiva

Tamanho da letra A+ A-
Publicado em 01, outubro de 2024 às 09:41

408b34a3-1b11-493e-9f80-39248c121ee5

A Defensoria Pública do Estado do Piauí (DPE/PI), por meio do Núcleo de Direitos Humanos e Tutelas Coletivas e do Núcleo da Saúde, realizou na manhã desta segunda-feira, 30 de setembro, uma Roda de Conversa com os profissionais do Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Atenção à Terapia Intensiva (PRMATI), da Universidade Estadual do Piauí (Uespi). O encontro ocorreu na sede da DPE/PI, no bairro de Fátima, em Teresina, teve como principal objetivo apresentar aos residentes a estrutura de atendimento dos Núcleos Especializados da Defensoria, bem como discutir a importância do trabalho conjunto entre os profissionais, órgãos e entidades que atuam no atendimento em saúde.

A reunião contou com a presença dos defensores públicos Igo Castelo Branco de Sampaio, titular do Núcleo de Direitos Humanos e Tutelas Coletivas, José Tadeu de Macedo Silveira, titular do Núcleo da Saúde, da assessora do Núcleo da Saúde da DPE/PI, Amanda Mendes de Andrade, além da professora Valquíria Cunha, psicóloga e preceptora da Residência Multiprofissional em UTI da UESPI.

Com a participação de 27 profissionais das áreas de enfermagem, fisioterapia e psicologia, o encontro reforçou a importância dessa aproximação institucional entre o trabalho multidisciplinar na saúde e a Defensoria Pública do Estado do Piauí, visando a garantia do acesso a direitos fundamentais, especialmente em contextos de vulnerabilidade.

Para a professora Valquíria Cunha, Preceptora do Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Atenção à Terapia Intensiva, o encontro realizado teve como objetivo discutir a efetivação das políticas públicas em saúde e o papel dos profissionais de saúde.

“ Após a roda de conversa, os profissionais da saúde conseguem valorizar e compreender a relevância do Defensoria/Núcleo saúde. Assim como despertar para responsabilidade da mediação de conflitos com familiares e pacientes, proporcionando uma assistência biopsicossocial à população que busca a saúde pública. A Pró-reitoria de pesquisa e pós-graduação/ UESPI agradece a Defensoria – Núcleo saúde pela parceria na qualificação dos profissionais”, disse.

Durante a reunião, o defensor público Igo Sampaio destacou a relevância do diálogo entre os profissionais de saúde e a DPE/PI: “Esses encontros são essenciais para que possamos alinhar nossas práticas, otimizar o fluxo de demandas e otimizar o atendimento às pessoas que buscam os serviços da Defensoria Pública do Estado do Piauí. Dialogar sobre o direito fundamental à saúde, direitos humanos e acesso à justiça com esses profissionais de saúde que atuam no âmbito do Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Atenção à Terapia Intensiva é fundamental para uma melhor compreensão do papel da Defensoria Pública e a interface entre o direito e a saúde possibilitando assim que as demandas sejam tratadas de forma mais ágil, eficaz e de forma humanizada.”, disse.

A assessora do Núcleo da Saúde da DPE/PI, Amanda Mendes de Andrade, também falou sobre a importância do momento. “Esta é a terceira roda de conversa que a Defensoria da Saúde participa junto com os residentes da Uespi. Esse evento é de grande relevância pois ele aproxima os profissionais da saúde para o melhor entendimento sobre o papel e as atribuições da primeira Defensoria da Saúde com o objetivo de viabilizar e melhorar os serviços prestados à população”, concluiu.