A defensora pública geral do estado do Piauí em exercício, Verônica Acioly de Vasconcelos, participou, nesta segunda-feira (12) do Seminário Estadual do Cadastro Único e Povos Indígenas no Piauí, realizado pela Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos ( Sasc) no Luxor Hotel, em Teresina. O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias, esteve presente ao evento conduzido pela Secretária da Sasc, Regina Sousa.
O Seminário teve como objetivo discutir estratégias para ampliar o acesso ao Cadastro Único (CadÚnico), ferramenta essencial para acesso à políticas sociais voltadas especialmente aos povos indígenas e demais comunidades vulneráveis.
“Avançamos bem nos últimos anos e continuamos trabalhando para aperfeiçoar o cadastramento, que proporcionará mais avanço ainda em políticas como a educação, apoio ao programa de agricultura. Hoje saímos da fase em que os povos indígenas recebiam sempre uma cesta básica, agora eles passam a ter condições de produzir, de ter condições de vender alimento, abastecendo inclusive outros grupos”, disse Wellington Dias.
A secretária Regina Sousa destacou a abrangência da proposta. “A ideia é tratar de forma específica as comunidades, sejam quilombolas, indígenas ou outras, garantindo que as necessidades de cada uma sejam atendidas adequadamente”, disse.
Para a defensora pública geral em exercício, Verônica Acioly, afirmou que “a Defensoria Pública tem procurado estabelecer nas mais diversas áreas um canal constante de diálogo e acompanhamento da execução de políticas públicas direcionadas a grupos da população que historicamente vêm sendo vulnerabilizados”.