Notícias

Defensoria participa de sessão especial na Alepi pela passagem do Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo

Tamanho da letra A+ A-
Publicado em 04, abril de 2024 às 13:58

WhatsApp Image 2024-04-04 at 11.35.34 AM

A Defensora Pública Geral do Estado do Piauí, Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior, e a Defensora Pública Sara Maria Araújo Melo, do Núcleo Especializado de Defesa e Proteção ao Idoso e da Pessoa com Deficiência, participaram nesta quinta-feira (4), no Cine Teatro da Assembleia Legislativa do Piauí, da sessão especial pela passagem do Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, transcorrido em 02 de abril. A sessão ocorreu a partir de requerimento do presidente da Casa, Deputado Franzé Silva (PT). 

WhatsApp Image 2024-04-04 at 11.35.34 AMFranzé Silva destacou que o Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um complexo distúrbio do desenvolvimento neurológico identificado clinicamente por suas manifestações comportamentais, sem causa ainda definida e com diferentes graus de necessidade de suporte e que através do Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, é possível conscientizar a sociedade sobre a importância da inclusão e do respeito às diferenças. “Hoje foi um dia emocionante e de muita reflexão durante a Sessão Solene em homenagem ao Dia da Conscientização do Autismo. Agradeço a todos que participaram desse momento tão especial e essencial para promover a inclusão e entendimento sobre o autismo.Vamos continuar nosso trabalho que, mais do que uma causa, é uma missão”, disse o Deputado.

A Defensora Pública Geral, Carla Yáscar Belchior, destacou a importância de se buscar uma sociedade mais igualitária. “Quero parabenizar ao Presidente desta Casa, Deputado Franzé Silva, pelo trabalho, sensibilidade, consciência a sua responsabilidade como parlamentar, como pai, como cidadão, é importantíssimo quando se está em uma condição relevante, cargo importante, ter consciência do seu papel como formador de opinião e uma pessoa capaz de influenciar os processo decisórios, a criação de leis que influenciam toda a sociedade. A Defensoria Pública do Estado do Piauí é uma parceira na inicitiva da criação do Disque Denúncia Tolerância Zero, em relação as situações de discriminação às pessoas com autismo, nos antendemos muitas pessoas com deficiência, e é nosso compromisso enquanto pessoas, profissionais e Instituição promotora e defensora dos direitos humanos, unirmos forças pela inclusão e respeito às pessoas com autismo, com deficiências, para que possamos juntos e juntos construir uma sociedade menos desigual e com mais respeito e inclusão”, afirmou.