A Defensora Pública Geral do Estado do Piauí, Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior, participou, nesta sexta-feira (16), de sessão solene realizada em comemoração aos dois anos do Pacto pelas Crianças do Piauí. A homenagem aconteceu na Câmara Municipal de Teresina e contou com a presença de autoridades, como o secretário estadual de Educação, Washington Bandeira, além do vereador João Pereira, autor da proposta da solenidade.
O evento simboliza o reconhecimento à importância das políticas públicas voltadas à primeira infância, uma das prioridades do Governo do Estado. Durante a cerimônia, foram apresentados os avanços, desafios e ações desenvolvidas ao longo dos dois anos de implementação do programa, que reúne diferentes órgãos, instituições e representantes da sociedade civil em prol de um futuro mais justo, saudável e digno para as crianças piauienses.
A iniciativa reforça o compromisso coletivo com o cuidado integral na infância, articulando áreas essenciais como saúde, educação, assistência social, cultura e proteção contra a violência.
A Defensora Pública Geral do Estado, Carla Yáscar Belchior, ressaltou a relevância da data e o papel da Defensoria nesse esforço conjunto: “Participamos da sessão solene em homenagem aos dois anos do Pacto pelas Crianças do Piauí, uma iniciativa da qual a Defensoria faz parte e que reafirma o nosso compromisso com o cuidado, a proteção e o futuro da infância. Tenho a alegria de, por meio da Defensoria Pública do Estado do Piauí, integrar esse esforço coletivo com diversos órgãos, instituições e entidades da sociedade civil em torno de uma causa que deve ser prioridade permanente: garantir dignidade, direitos e oportunidades reais para todas as crianças piauienses”, afirmou.
A primeira-dama Isabel Fonteles também recebeu o título de cidadã teresinense e agradeceu pela homenagem, destacando seu vínculo com a capital:
“Me sinto muito feliz em participar desta solenidade e receber esse título de cidadã teresinense. Sou natural de Picos, mas moro em Teresina há mais de 28 anos. Foi aqui que construí minha família, me formei e é aqui que coordeno o Pacto pelas Crianças. A cidadania é a maior tradução de inclusão e pertencimento a um grupo social, e receber esse título representa uma chancela pública a uma identidade construída ao longo da maior parte da minha vida”, destacou.