A Subdefensora Pública Geral do Estado do Piauí, Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior; a coordenadora do Núcleo de Defesa da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, Lia Medeiros do Carmo Ivo e a titular da do Núcleo de Defesa da Mulher em São Raimundo Nonato, Livia de Oliveira Revoredo, participaram na última segunda-feira (08) da solenidade virtual alusiva ao Dia Internacional da Mulher, promovida pelo Governo do Piauí por meio da Coordenadoria de Políticas para Mulheres. O momento contou com a presença da Vice-governadora Regina Sousa e da coordenadora Zenaide Lustosa, entre outras autoridades estaduais, e da Deputada Federal Rejane Dias.
Durante o momento foram divulgadas as indicações de emendas parlamentares do senador Marcelo Castro e da Deputada Federal Rejane Dias para a construção da Casa da Mulher Brasileira nas Comarcas de São Raimundo Nonato e Picos, respectivamente. A Casa representa uma inovação no atendimento humanizado às mulheres ao integrar em um mesmo espaço diferentes serviços que atendem aos mais diversos tipos de violência contra as mulheres, tais como acolhimento e triagem, apoio psicossocial, Delegacia, Juizado Especializado em Violência Doméstica e Familiar contra as Mulheres, Defensoria Pública, Ministério Público, serviço de promoção de autonomia econômica, brinquedoteca, alojamento de passagem e central de transportes.
A Defensora Pública Lia Medeiros afirma que a implementação das ações representa um ganho no combate à violência contra a mulher. “Foi com muita satisfação que recebemos a notícia de algumas políticas públicas que foram inauguradas ou ratificadas durante a solenidade, demonstrando o compromisso do Governo do Estado com as pautas de implementação dos direitos e garantia das mulheres, como a instalação de duas casas da Mulher Brasileira em São Raimundo Nonato e em Picos. Outra grande conquista que comemoramos muito foi a ampliação e reforma da nossa Casa Abrigo com o intuito de promover uma melhor acolhida às mulheres que estão em situação de risco de morte e necessitam do abrigamento; o lançamento do programa Fomento Mulher, que visa implementar o empreendedorismo feminino e todas as demais iniciativas colocadas durante a solenidade. Esperamos que essas políticas publicas possam ser realmente implementada e que possamos comemorar não só seu lançamento, mas a real efetivação delas”.
A Subdefensora Pública Geral, Carla Yáscar Belchior, diz que as ações a serem implementadas representam um importante passo para o respeito e a proteção das mulheres. “São políticas públicas que propõem estratégias reais para o acolhimento, abrigamento, profissionalização e garantia de direitos para inúmeras mulheres que se encontram em situação de violência ou vulnerabilidade. A Defensoria Pública vê com satisfação que se trata de um compromisso assumido de forma séria e coerente pela gestão estadual e acredita serem passos importantes para que cada vez mais se consiga romper uma estrutura ultrapassada, que submete as mulheres a todas as formas de constrangimento e violência. Agradecemos às iniciativas da Deputada Rejane Dias e do Senador Marcelo Castro ao disponibilizar recursos oriundos de suas emendas para o trabalho em prol das mulheres”.