O Defensor Público Marcos Antônio Siqueira da Silva, titular da 2ª Defensoria Pública de Parnaíba, proferiu na última sexta-feira (21), a palestra “Cuidado não tem prazo de validade – Respeito Todas as fases da Vida”, durante o 1º Simpósio para a Conscientização de Combate à Violência contra a Pessoa Idosa, realizado pela Secretaria Estadual de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), por meio da Superintendência de Promoção de Direitos da Pessoa Idosa e da Instituição de Longa Permanência de Idosos Abrigo São José, em Parnaíba.
A palestra, que aconteceu no auditório da OAB, teve por objetivo sensibilizar a comunidade sobre a gravidade e os diversos aspectos da violência contra a pessoa idosa.
Sobre a participação no evento, o Defensor Público Marcos Siqueira diz que “como representante da Defensoria Pública do estado do Piauí no 1° Simpósio para Combate da Violência contra o Idoso, da Sasc, em Parnaíba, destaquei a atuação defensorial, expondo as atribuições e atuação, e discorri sobre os fundamentos normativos da defesa da pessoa idosa. Saudei a todos em nome da Defensora Pública Geral, Carla Belchior, Diretora Regional Karla Andrade e Gerente Regional Manoel Mesquita Neto, em agradecimento pelo convite, pois fortalece a Instituição perante a comunidade”.
Junho Violeta:
Em 15 de junho é celebrado o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, declarado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e a Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa no ano 2006. Em referência à data, durante todo o mês são realizadas ações pelo mundo, com o objetivo de promover ações intersetoriais voltadas para o combate à violência contra a pessoa idosa, além de ações de saúde e bem-estar para essas pessoas. A cor violeta foi escolhida como símbolo.