A Defensoria Pública do Estado do Piauí esteve presente nesta quinta-feira (09) à segunda edição do evento Cidade Inclusiva, promovido pela Secretaria de Estado para a Pessoa com Deficiência (Seid), em parceria com o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Conede-PI). A Instituição foi representada pela Defensora Pública Sara Maria Araújo Melo, titular do Núcleo de Defesa e Proteção ao Idoso e Defesa da Pessoa com Deficiência.
O evento, que tem por objetivo facilitar a socialização das informações e o acesso aos serviços prestados pelas redes pública e privada de atenção às pessoas com deficiência e demais parceiros, acontece até essa sexta-feira (10), no Centro de Artes Marciais Sarah Menezes, no bairro Saci, zona Sul de Teresina e contou na abertura com a participação do Governador Rafael Fonteles e da secretária nacional de promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Anna Paula Feminella.
Simultaneamente, está acontecendo no local a prestação de serviço pela rede de atendimento às pessoas com deficiência, contando com a participação de diversos parceiros, órgãos governamentais, faculdades, entidades e instituições, como Defensoria Pública, a Piauí Futebol Amputados, Prisma, Apae, Ostomizados, CRIA, AMH, AMA, Pastoral dos Surdos e CIES, dentre outros. Durante os dois a equipe do Núcleo de Defesa e Proteção ao Idoso e Defesa da Pessoa com Deficiência estará presente realizando atendimentos e prestando orientações.
A Defensora Pública Sara Melo destaca o significado do evento.“Esse evento é relevante não só no sentido de chamar a atenção para a importância da causa da pessoa com deficiência, como também porque consegue reunir praticamente todos os parceiros e instituições que trabalham em prol da pessoa com deficiência. Por outro lado, também é um evento grandioso no sentido de chamar a atenção da sociedade, no sentido do conhecimento, da compreensão e do respeito aos direitos das pessoas c deficiência”
O Secretário da SEID, Mauro Eduardo, destaca a parceria com a defensoria Pública e demais participantes do projeto. “É de fundamental importância. Aqui é uma união de esforços. É o governo fazendo com que as pessoas com deficiência continuem sendo protagonistas. É um momento muito importante. Agradecemos a participação de todos e vamos seguir firmes melhorando a vida das pessoas com deficiência do estado do Piauí”, disse o secretário informando que o evento conta com mais de 60 parceiros oferecendo serviços diversos para a comunidade.
Em Teresina ainda serão realizadas neste ano mais duas edições do Cidade Inclusiva, junto às populações das zonas Norte e Leste da capital, em seguida o Projeto será desenvolvido no interior do Estado. O Cidade Inclusiva conta ainda com a parceria da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, por meio do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania.