Notícias

Defensoria participa do lançamento da Campanha Agosto Lilás

Tamanho da letra A+ A-
Publicado em 03, agosto de 2021 às 13:41

Lilás

A Subdefensora Pública Geral do Estado do Piauí, Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior participou na última segunda-feira (03) do lançamento virtual da Campanha “Agosto Lilás – No Enfrentamento à Violência”, promovida pela Coordenadoria de Estado de Políticas para as Mulheres (CEPM). A Coordenadora do Núcleo de Defesa da Mulher em Situação de Violência de Teresina, Defensora Pública Lia Medeiros do Carmo Ivo e a assistente social do Núcleo Mauricema Holanda Nunes.

A iniciativa também celebrou os 15 anos da Lei Maria da Penha e tem como objetivo conscientizar a população pelo fim da violência contra a mulher, fortalecer a Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica, divulgar os serviços de atendimento e acolhimento às mulheres, oferecer os serviços do Ônibus Lilás na capital e municípios, além da realização de formações para o enfrentamento à violência contra mulheres.

A coordenadora da CEPM, Zenaide Lustosa, fala sobre a importância da campanha. “O Agosto Lilás, hoje, é instituído por lei e intensifica-se às campanhas de enfrentamento à violência contra a mulher conscientizando dos tipos de violência, de como procurar ajuda, conhecendo melhor a Lei Maria da Penha para que a gente possa ter acesso aos serviços da Rede de Atendimento. Ao longo dos anos, a Coordenadoria da Mulher vem desenvolvendo, todo mês, o Agosto Lilás, com ações de prevenções”, diz.

A Defensora Pública Lia Medeiros destaca o engajamento na campanha. “O Agosto Lilás é mais um importante momento de repensar e colocar em prática as políticas públicas para as mulheres, então é com muita esperança que a gente recebe e participa dessa retomada do atendimento do Ônibus Lilás, assim como também foram veiculadas notícias muito positivas, como a implantação de equipes multidisciplinares nas Delegacias Especializadas, que irão auxiliar nesse acolhimento e atendimento das mulheres nesse momento de extrema importância, que é o primeiro contato que elas têm na Delegacia e na Rede de Atendimento. Agosto sempre chega com muitas atividades, é momento de fortalecimento das parcerias entre os integrantes da Rede, e a Defensoria como sempre se coloca a disposição não apenas para participar dos lançamentos e aberturas dos eventos, mas também efetivamente dessas ações, como tem sido durante esta semana em que estarei representando o Núcleo da Mulher nas localidades rurais da nossa capital, para prestar atendimento, orientações jurídicas e participar de rodas de conversa”, ressalta.

Para a Subdefensora-Geral, a Campanha Agosto Lilás é mais uma oportunidade de fortalecimento das políticas públicas voltadas para o  enfrentamento à violência contra a mulher. “Especificamente nesse período de pandemia, quando comprovadamente aumentaram os casos de violência doméstica devido à necessidade de confinamento e isolamento social, é importante que possamos fortalecer todos os canais que possibilitem o enfrentamento a essa violência, a partir de ações e esclarecimentos que possam dar suporte à essas mulheres que hoje são vítimas, para que possam saber que podem recorrer à Rede de Atendimento e que encontrarão ali o amparo necessário. A Defensoria Pública ao longo dos anos vem desenvolvendo um sério trabalho no acolhimento, direcionamento e acompanhamento dessas mulheres não somente nesse mês específico, mas no seu trabalho cotidiano. Ressaltamos a importância da Lei Maria da Penha, que nos seus 15 anos de existência tem contribuído reconhecidamente para fazer valer os direitos dessas mulheres e destacamos que integrar as ações da Campanha Agosto Lilás é sempre uma forma de fortalecermos mais ainda essas ações”, afirma Carla Yáscar Belchior.

 

*Com dados da CEPM