A Defensora Pública Geral em exercício, Verônica Acioly de Vasconcelos, participou na manhã desta terça-feira (25), no Palácio de Karnak, do lançamento do projeto “Pacto pelas Crianças do Piauí”, iniciativa do Governo do Estado e que conta com ações de saúde, educação e assistência social. A proposta é apoiar os municípios piauienses com cessão de espaços para novas creches e equipamentos, mobiliário, além de prestar apoio técnico e estrutural e estimular a vacinação, tanto na primeira infância, como nas demais faixas etárias.
Para atender as demandas do programa, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) fortalecerá o Programa de Alfabetização na Idade Certa (PPaic), ampliando o atendimento para crianças de zero a três anos de idade. Por meio de parceria com os municípios, o programa também irá possibilitar a formação inicial dos Profissionais que trabalham em creches e pós-graduação para que eles adquiram mais conhecimentos didáticos e aprimorem as práticas pedagógicas.
No âmbito da saúde, o projeto também contempla a criação da Carretinha da Saúde, que vai circular fazendo exames oftalmológicos e audiométricos nas crianças, além de conscientizar os pais com palestras educativas, fortalecendo os vínculos das famílias.
Na área de assistência social, as ações serão fortalecidas por meio do programa Criança Feliz, iniciativa que busca o desenvolvimento humano, a partir do apoio e do acompanhamento do desenvolvimento infantil integral na primeira infância e de políticas públicas voltadas para as gestantes, crianças e suas famílias.
O “Pacto pelas Crianças” busca ainda ser modelo para outros estados brasileiros, com atendimento humanizado de crianças de zero a seis anos (primeira infância), que necessitam de uma atenção especial. A ação trará grande impacto no futuro destes cidadãos, gerando melhor aproveitamento escolar, qualidade de vida e saúde mental.
Em seu discurso, a Coordenadora do programa, Isabel Fonteles, explica como será o funcionamento da iniciativa: “Hoje é um dia histórico para o desenvolvimento do nosso Estado, já que estamos investindo na primeira infância e garantindo um futuro mais feliz e saudável para nossas crianças. Gostaria de dizer de minha alegria em fazer parte desse projeto. Como médica tive a oportunidade de trabalhar na atenção primária e pude ver de perto essas crianças em situação de vulnerabilidade, e hoje vejo a oportunidade de coordenar políticas públicas voltadas para essas crianças. Investir na primeira infância é garantir um futuro melhor para essas crianças, afinal de contas a primeira infância é para a vida toda. O programa tem um caráter intersetorial, multidisciplinar e colaborativo, que visa o desenvolvimento integral na primeira infância através de políticas públicas transversais nas áreas de saúde, educação e assistência social.”, disse.
A Defensora Geral em exercício, Verônica Acioly de Vasconcelos, destacou a importância da iniciativa que irá buscar a efetivação de políticas públicas voltadas para a Primeira Infância em todo o território piauiense, possibilitando mais qualidade de vida para a população infantil do estado. “Parabenizo a iniciativa do governador do estado da perspectiva de atender a primeira infância com saúde, educação e ações na assistência social e envolver todas as instituições nesse pacto pela primeira infância, que na verdade é o pacto pela sociedade piauiense e pelo futuro dessa sociedade, que através de investimento na primeira infância possa ser menos desigual. A Defensoria Pública se disponibiliza para contribuir com a sua missão constitucional a fim de atender a população e atender essas famílias e essas crianças que precisam da instituição para o acesso à justiça”, disse.
*Com informações do Governo do Estado do Piauí