A Defensoria Pública do Estado do Piauí esteve presente nesta semana, em Teresina e Parnaíba, ao lançamento do Projeto Mente em Foco, iniciativa que levará atendimento especializado para diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista (TEA) a crianças de 3 a 10 anos em diversas regiões do estado. Em Teresina o lançamento aconteceu na segunda-feira (02) na esplanada da Assembleia Legislativa, com a presença da defensora pública geral, Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior, e em Parnaíba no Centro de Qualificação Janete Moraes Souza, na noite da terça-feira (03), com a presença da defensora pública Débora Cunha Vieira Cardoso.
O projeto é viabilizado por uma emenda do deputado Franzé Silva (PT). A ação terá início em Parnaíba, entre esta quarta-feira (04) e o sábado(07), e contará com uma unidade móvel de atendimento equipada para consultas. O ônibus itinerante será conduzido por uma equipe multiprofissional composta por médica clínica, neuropedagoga, neuropsicóloga, enfermeira e terapeuta ocupacional. As imagens geradas durante os atendimentos serão analisadas remotamente por um neuropediatra.
“Esse consultório sobre rodas vai atender onde está a maior demanda reprimida: no interior do estado e nas periferias de Teresina. Muitas famílias não têm condições de arcar com o custo de um diagnóstico”, afirmou o deputado Franzé Silva.
O cadastramento das crianças será feito com base no CadÚnico ou por indicação de escolas, secretarias de Saúde e Educação ou agentes comunitários de saúde.
A defensora pública Débora Cardoso discorre sobre o Projeto. “Trata-se de uma iniciativa pioneira, sendo o primeiro ônibus adaptado para levar diagnóstico e tratamento para crianças neurodivergentes no Piauí. E Parnaíba tem o privilégio de ter sido escolhida para iniciar essa experiência, e a comunidade parnaiba está muito feliz com isso. São serviços que irão agilizar o diagnóstico das crianças e com isso abrir as portas para todos os direitos, como benefícios assistenciais, direito às prioridades legais e tratamentos de saúde”.
A defensora pública geral, Carla Yáscar Belchior, se refere à importância da iniciativa. Esse projeto é de grande relevância pois permitirá o acesso a um atendimento e diagnóstico qualificado para crianças que por vários motivos, entre os quais o econômico, não têm condições de receberem a devida atenção. É um Projeto que inclui e nós, como Instituição que trabalha diretamente com a parcela mais vulnerável da população, apoiamos essa iniciativa”, afirma.