A Defensoria Pública do Estado do Piauí (DPE/PI) esteve presente na manhã da última segunda-feira (06), no Salão Nobre da Câmara Municipal de Teresina (CMT), a um café da manhã realizado pela Plan International, organização humanitária, não governamental e sem fins lucrativos que promove os direitos das crianças e a igualdade para as meninas. O evento acontece em alusão ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março. Na ocasião, a nossa instituição foi representada pelo Defensor Geral do Piauí, Erisvaldo Marques dos Reis, a Subdefensora Pública Geral, Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior, e o Ouvidor-Geral, Djan Moreira.
O encontro teve como objetivo a apresentação das metas do projeto para o ano de 2023, além proporcionar às participantes do projeto um momento de acolhimento, oportunizando que conheçam espaços de poder que podem ser ocupados por mulheres, visando o empoderamento das mesmas. A solenidade contou ainda com a presença da secretária de Políticas Públicas para Mulheres de Teresina, Karla Berger, do presidente da Câmara Municipal de Teresina, Enzo Samuel, além de demais membros e participantes do projeto na capital.
A Plan International Brasil desenvolve programas e projetos com o objetivo de capacitar e empoderar crianças, adolescentes e suas comunidades, para que adquiram competências e habilidades que os ajudem a transformar suas realidades. “Nós estamos aqui realizando um evento, que estamos chamando de ‘Café com Inspiração’. Nós trouxemos histórias de meninas, mulheres, lideranças comunitárias, para contar um pouco sobre o impacto da Plan Internacional na vida delas. A Plan é uma organização sem fins lucrativos, estamos em Teresina desde 2014, mas nós estamos no Brasil há 25 anos. E nada acontece sem as nossas parcerias, então nós temos a Defensoria Pública do Piauí como parceiro da Plan, desde chegada da Plan em Teresina, já estivemos participando juntos de ações do ‘Meninas Ocupam’, onde nós já tivemos meninas ocupando a Defensoria Pública, nós já tivemos meninas lá na própria Defensoria realizando ações e seminários e eventos. Hoje nós trouxemos a Defensoria pra falar um pouquinho sobre a importância dessa parceria firmada, além de fortalecer isso para as próximas ações”, afirma Aline Xavier, coordenadora da Plan International em Teresina.
Uma das contempladas com o projeto na capital, Maria Geisebel, que atua como Jovem Aprendiz dentro da Plan Internacional há mais de um ano, falou sobre a importância do projeto e dos impactos dele em sua trajetória de vida: “Eu conheço a Plan International desde 2019 […] Plan International é uma organização que faz jus a tudo que ela fala, é uma organização que está empenhada em garantir os direitos das mulheres, sempre empreendendo, empoderando as meninas, as mulheres, e a gente vê isso na prática, dentro dos projetos, assim como foi falado aqui. Muitas meninas perderam a vergonha de falar em público através dos projetos da Plan, e os projetos possuem um impacto muito forte na vida de todas as meninas que participam dele, como na minha vida e como na vida de todas as meninas que não estão aqui, mas que tiveram suas vidas impactadas pelos projetos desempenhados pela Plan International”, afirmou.
O Defensor Público Geral do Estado do Piauí, Erisvaldo Marques dos Reis, destacou a necessidade de um olhar diferenciado para o trabalho realizado pela PLAN do Brasil, assim como o apoio da Defensoria à iniciativa. “As meninas e adolescentes atendidas pela PLAN precisam de todo o amparo possível para que possam dar seguimento às suas vidas, com a garantia de seus direitos e o estímulo ao seu empoderamento, e a Defensoria Pública, como uma Instituição de garantia de direitos, é portanto uma aliada nessa trajetória, estando à disposição para contribuir para o fortalecimento dessas meninas mulheres”, afirmou.
A Subdefensora Pública Geral do Piauí, Carla Yáscar Belchior, destacou a importância da iniciativa que oportuniza o protagonismo de meninas, com o objetivo de contribuir com o empoderamento feminino por meio de seus projetos. “A PLAN do Brasil, contribui para estimular essas meninas, que vêm de uma situação de vulnerabilidade comprovada, a buscarem um futuro melhor, incentivando outras a fazerem o mesmo. Conhecer de perto a realidade das lutas que travam é também muito enriquecedor. Queremos despertar nessas meninas a vontade de sonhar e saber que, com determinação e o apoio essencial das Instituições competentes, entre os quais a Defensoria Pública, elas terão suas vozes ouvidas e seus direitos respeitados. Saibam que a Defensoria Pública estará sempre de portas abertas para acolhê-las”, afirmou.
A Plan International chegou ao Brasil em 1997. Desde então, dedica-se a garantir os direitos e promover o protagonismo de crianças, adolescentes e jovens, especialmente meninas, por meio de seus projetos, programas e ações de incidência e de mobilização social. Tem também viabilizado condições de subsistência em comunidades que sequer tinham acesso a recursos essenciais, como a água. Implementa projetos no Maranhão, no Piauí, na Bahia e em São Paulo. Suas estratégias, atuando em rede com outras organizações do terceiro setor e movimentos sociais, têm pautado as demandas das meninas em novos espaços do Legislativo, Executivo e na sociedade civil, alcançando todo o território nacional. Considerada uma das organizações mais confiáveis do país, a Plan International Brasil recebeu em 2019 a certificação A+ no Selo Doar de Transparência.