
A Defensoria Pública do Estado do Piauí teve participação exitosa no mutirão Conciliar para Iluminar, encerrado pelo Tribunal de Justiça do Piauí na última sexta-feira(25), em Teresina. A Instituição foi representada pelas defensoras públicas Mariana Gurgel Medeiros, Sarah Lopes Araújo e pelo defensor público Tales Araújo Silva.
O mutirão é planejado e coordenado pelo Núcleo Permanente de Solução de Conflitos – NUPEMEC, com o objetivo de solucionar dívidas existentes entre a Equatorial e seus clientes e foi conduzido pelo Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania I – CEJUSC I.
A iniciativa compreende a realização de audiências de conciliação voltadas à composição amigável de litígios envolvendo a empresa Equatorial Piauí.
A defensora pública Mariana Gurgel ressalta que a iniciativa é fundamental para chegar a uma solução satisfatória, ajudando reduzir a litigiosidade e beneficiando especialmente a população. “Como Defensora Pública fico extremamente feliz em participar desses mutirões, que possibilitam uma das funções institucionais da Defensoria Pública, que é a resolução pacífica dos conflitos. A construção dos acordos com as partes, isto é, nossos assistidos e a empresa envolvida, a qual trouxe boas propostas, possibilita uma decisão benéfica para todos e o encerramento dos processos, inclusive dos impedimentos deles decorrentes. Os assistidos voltam a ter seus cadastros limpos e, com isso, há a promoção de diversos outros direitos, como o poder de compra. A Defensoria Pública valoriza tais iniciativas e está à disposição para participar de novos mutirões de conciliação.”
Com dados do TJ