A Defensoria Pública do Estado do Piauí vai integrar o Projeto Entre Margaridas, desenvolvido pela Prefeitura de Teresina por meio da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres. Os detalhes da parceria foram acertados durante reunião, nesta segunda-feira (19), entre a Defensoria Pública Geral, Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior e as representantes da Secretaria, Tatiana Lima, Leilane Lopes Cavalcante e Yara Beatriz de Carvalho Santos. Estiveram presentes a Subdefensora Pública Geral, Verônica Acioly de Vasconcelos; o Diretor da Defensoria Itinerante, Alessandro Andrade Spíndola e a Diretora de Primeiro Atendimento da DPE-PI, Patrícia Ferreira Monte Feitosa. A primeira ação conjunta está prevista para o dia 24, na região da Fazenda Nova, zona rural Sul de Teresina.
O projeto “Entre Margaridas” é voltado para o combate à violência no campo. Trata-se de uma ação descentralizada dos serviços oferecidos pelo Município, que consiste ainda em informar as mulheres sobre os tipos de violência, comunicando os serviços e meios a que podem recorrer quando necessitarem de ajuda. “Nosso objetivo ao estar na Defensoria hoje foi buscar apoio para o desenvolvimento do projeto Entre Margaridas, que tem por objetivo atender mulheres da zona rural, levando oficinas para discussão sobre a questão da violência contra mulheres, e também levar atendimentos da rede que atendam às demandas delas dentro da comunidade que residem. Foi um encontro excelente, a Defensora-Geral juntamente com as demais pessoas presentes nos receberam extremamente bem e foram muito receptivos às nossas demandas”, destaca a psicóloga Tatiana Lima.
A Defensora Pública Geral, Carla Yáscar Belchior reforça o interesse da Defensoria em integrar ações que garantam direitos à população. “Acertamos com a equipe da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres de Teresina a participação da Defensoria no projeto Entre Margaridas, no próximo dia 24 na região da Fazenda Nova. Estaremos presentes com as equipes do Núcleo de Defesa da Mulher, da Defensoria Itinerante e também do Primeiro Atendimento, ofertando uma gama de serviços e orientações para a comunidade, o que nada mais é que o cumprimento da nossa Missão Institucional. A Defensoria Pública está sempre pronta a colaborar com projetos e ações voltados para a garantia de direitos”, afirma.