Ouvidoria Geral da Defensoria Pública

Defensoria promove seminário sobre proteção de crianças e adolescentes e celebra 25 anos do Centro da Juventude Santa Cabrini

Tamanho da letra A+ A-
Publicado em 20, maio de 2025 às 13:54

WhatsApp Image 2025-05-20 at 13.12.17
A Defensoria Pública do Estado do Piauí, por meio da Ouvidoria-Geral Externa, realiza nesta quinta-feira, 22 de maio, o seminário “Tecendo redes na defesa de crianças e adolescentes”, em parceria com o Centro da Juventude Santa Cabrini (CJSC). A atividade marca as comemorações pelos 25 anos do Centro da Juventude e também faz referência ao 18 de maio, Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Fundado no ano 2000, o Centro da Juventude Santa Cabrini está localizado na Vila Irmã Dulce, em Teresina, e tem como missão promover formação e desenvolvimento humano, com foco especial em crianças, adolescentes, jovens e suas famílias em situação de vulnerabilidade social. A instituição é reconhecida por seu trabalho comprometido com a solidariedade, a justiça social e a inclusão, por meio de ações socioeducativas que fortalecem o exercício da cidadania e o respeito às diferenças.

O seminário será realizado no Auditório Esperança Garcia, situado na sede da Defensoria Pública do Estado do Piauí, a partir das 8h, e reunirá defensoras e defensores públicos, representantes do Sistema de Garantias de Direitos, organizações da sociedade civil. Será uma manhã dedicada à escuta, ao diálogo e ao fortalecimento das redes de proteção, promovendo um espaço de construção coletiva em defesa dos direitos das crianças e adolescentes.

Sobre o evento, o ouvidor-geral da Defensoria, Thiago Oliveira Rodrigues, destacou a importância da ação como instrumento de diálogo entre a instituição e a sociedade: “Este seminário é mais do que uma comemoração: é um chamado coletivo à responsabilidade. Celebrar os 25 anos do Centro da Juventude é também reafirmar o compromisso com a escuta, a proteção e a defesa dos direitos de nossas crianças e adolescentes. Seguimos tecendo redes com coragem, afeto e participação”. A Ouvidoria-Geral atua como um canal aberto de escuta e mediação, recebendo manifestações da população, como sugestões, elogios, reclamações e demandas coletivas, e promovendo articulação com diversas instituições para fortalecer o acesso à Justiça e à educação em direitos.