Notícias

Defensoria Promoveu palestra sobe Direitos Sexuais e Reprodutivos das Mulheres

Tamanho da letra A+ A-
Publicado em 26, novembro de 2021 às 21:41

WhatsApp Image 2021-11-26 at 14.04.29

Em alusão ao “Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra Mulheres”, comemorado em 25 de novembro, a Defensoria Pública do Estado do Piauí (DPE/PI), realizou na quinta-feira (25), a palestra intitulada “Direitos Sexuais e Reprodutivos das Mulheres”, proferida pela Defensora Pública Paula Sant’anna Machado de Sousa, coordenadora do Núcleo Especializado de Promoção e Defesa do Direito das Mulheres (Nudem), da Defensoria Pública do Estado de São Paulo. O evento foi realizado na modalidade virtual pela Escola Superior da Defensoria (Esdepi).

A abertura foi feita pela Defensora Pública Andrea Melo de Carvalho, diretora da Esdepi e pela Subdefensora Pública Geral, Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior, que foi a idealizadora do evento.

A palestrante Paula Sant’anna Machado de Sousa, destacou a importância da liberdade que a mulher necessita para suas tomadas de decisões dentro do tema abordado. “Quando a gente fala de direito sexual, fala além da própria vivência com o seu corpo, dos seus relacionamentos afetivos, e também como o Estado tem que garantir, através de políticas públicas, a possibilidade de você exercer esse direito de forma livre, sem violência e com acesso à saúde, para melhor poder expressar o seu direito […] os direitos reprodutivos são os direitos que estão ligados a você poder decidir, de forma livre, sobre maternidade, paternidade, decidir se quer ser mãe, ou se não quer ser mãe. Se você quer exercer a maternidade, e quando quer exercer, quantas vezes e com quem você deseja exercer, e também uma reprodução livre de discriminação, imposição e violência.”

A Subdefensora Pública Geral, Carla Yáscar Belchior, enfatizou a importância de aproximar o debate sobre os direitos sexuais e reprodutivos das mulheres. “Ao longo do tempo a mulher vem sofrendo inúmeras formas de violência , um problema social presente tanto no âmbito doméstico quanto no público em diferentes vertentes, entre as quais a sexual e reprodutiva, daí a importância da abordagem atual e comprometida feita pela Defensora Paula Sant’anna. Precisamos cada vez mais falar sobre o assunto, para desmistificar e quebrar qualquer tabu ainda existente, visando sempre a construção de políticas públicas que reduzam todos os tipos de violência contra as mulheres. A palestra foi um rico momento, que muito contribuiu para o nosso conhecimento sobre o assunto”, afirmou.

O evento também contou com a participação das Defensoras Públicas Verônica Acioly de Vasconcelos, atualmente titular da 2ª Defensoria Pública da Mulher e Lia Medeiros do Carmo Ivo, titular da 1ª Defensoria Pública da Mulher e Coordenadora do Núcleo de Defesa da Mulher em Situação de Violência de Teresina.

O registro da transmissão completa você encontra disponível no canal oficial da Defensoria Pública do Estado do Piauí, no Youtube: