Notícias

Defensoria prossegue com articulações para realização da Força-Tarefa em Picos

Tamanho da letra A+ A-
Publicado em 28, março de 2022 às 14:51

Força

A Subdefensora Pública Geral do Estado do Piauí, Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior, coordenadora do Projeto Força-Tarefa Defensorial, e a Diretora Criminal da DPE-PI, Defensora Pública Irani Albuquerque Brito, estiveram reunidas nesta segunda-feira (28) com o Promotor Maurício Verdejo Gonçalves Júnior, titular da 6ª Promotoria de Justiça de Picos . A reunião ocorreu no formato virtual e se destinou a dar prosseguimento às articulações para a realização da Força-Tarefa na Penitenciária Regional José de Deus Barros, em Picos, nos meses de abril e maio.

Tendo por objetivo desenvolver ações visando analisar, revisar e fazer petições que corrijam injustiças, ilegalidades e distorções administrativas, com vistas a tutelar os direitos das pessoas privadas de liberdade, o Projeto Força-Tarefa Defensoria também atua em casos como reconhecimento de paternidade, divórcio, pensões alimentícias e outros. , a partir de atendimentos presenciais ou virtuais. A secretaria de Estado da Justiça é parceria da Defensoria na iniciativa.

Em Picos a Força-Tarefa Defensorial ocorrerá dentro de um prazo de 45 dias, envolvendo inicialmente a análise dos processos e, posteriormente, o atendimento presencial de todas as internas e internos da referida Penitenciária.

Carla Yáscar Belchior, analisa a nova reunião. “Foi mais um momento de acertarmos detalhes para a realização da Força-Tarefa na Penitenciária Regional José de Deus Barros, em Picos. A presença do Promotor Maurício Verdejo, destacando a ótica do Ministério Público em relação a ação, veio somar ao nosso planejamento, pois para que a ação alcance o resultado satisfatório que almejamos é necessário o envolvimento de todos os parceiros, órgãos e instituições que lidam com a realidade do Sistema Penitenciário e carcerário. Nossa expectativa continua sendo a melhor possível e realmente almejamos concluir até meados de maio, todas as providências quanto a análise dos processos, atendimentos presenciais e pedidos ao peticionamento em relação aos internos na Penitenciária de Picos”, afirma a Subdefensora Pública Geral do Piauí.