Notícias

Defensoria Pública abre programação de palestras no Salipi com foco em vivências atípicas, participação comunitária e justiça climática

Tamanho da letra A+ A-
Publicado em 14, junho de 2025 às 18:18

WhatsApp Image 2025-06-14 at 15.11.55

A Defensoria Pública do Estado do Piauí abriu neste sábado (14) a programação de palestras da 23ª edição do Salão do Livro do Piauí (Salipi), que acontece até o dia 15 de junho no Espaço Rosa dos Ventos da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Com temas voltados à inclusão, ao fortalecimento da cidadania e à justiça social, a Defensoria iniciou os debates reforçando seu compromisso com a escuta ativa e o diálogo com a sociedade.

A primeira mesa, mediada pela defensora pública Sheila de Andrade Ferreira, diretora da Escola Superior da Defensoria Pública (Esdepi), abordou o tema “Vivências atípicas: construindo pontes entre pais e filhos na jornada da parentalidade”. O momento foi realizado no Cine Teatro Rosa dos Ventos e contou com a participação de Germana Vale de Queiroz, autista, formada em Direito e voluntária na AMA-PI, e Elton Costa, servidor do Tribunal de Justiça do Maranhão. O debate trouxe à tona reflexões sensíveis sobre os desafios enfrentados por famílias com filhos neurodivergentes, destacando a importância da empatia, da escuta e do acolhimento no ambiente familiar.

“Iniciar a programação com um tema tão necessário dentro dos espaços institucionais reforça a missão da Defensoria Pública de atuar com humanidade e respeito às singularidades. Estar no Salipi é reafirmar nosso compromisso com a promoção da cidadania e da inclusão social, por meio do diálogo e da escuta qualificada”, destacou Sheila de Andrade.

Na sequência, às 16h, foi realizada a mesa “Justiça Climática e participação comunitária: construção coletiva por direitos, redução das desigualdades e sustentabilidade”, com a presença de Thiago Oliveira Rodrigues, ouvidor-geral da Defensoria Pública do Piauí, Márcia Regina de Alencar, urbanista social, Áurea Cronemberger, bióloga e consultora ambiental e do defensor público Igo Castelo Branco de Sampaio. O debate ampliou o olhar sobre os impactos ambientais a partir de uma perspectiva de direitos humanos, ressaltando a importância do engajamento das comunidades na construção de soluções sustentáveis e igualitárias.

A programação da Defensoria Pública no Salipi segue neste domingo, 15 de junho, com mais dois importantes momentos: às 8h, a palestra “Mente cidadã e sua contribuição para a luta antimanicomial”, conduzida pela defensora pública Patrícia Ferreira Monte Feitosa; e às 10h, a palestra “Defensoria Pública: uma instituição contracolonialista no Sistema de Justiça”, com a defensora pública Karla Andrade, coordenadora do projeto Vozes dos Quilombos.

Mais do que marcar presença institucional, a participação da Defensoria no Salipi representa uma oportunidade de aproximação com a sociedade, promovendo o acesso à informação, o reconhecimento de direitos e o fortalecimento da cidadania. Durante todos os dias do evento, equipes da Instituição estarão presentes no stand informativo para dialogar com o público, distribuir materiais e apresentar os projetos desenvolvidos pela Defensoria em diversas áreas de atuação. Mais informações sobre a atuação da Defensoria Pública do Piauí podem ser acessadas através do site: (defensoria.pi.def.br).