A Defensoria Pública do Estado do Piauí (DPE/PI) inaugurou, nesta sexta-feira (23), a reforma e ampliação da sede regional de Parnaíba, após passar por uma ampla reforma. As melhorias têm como foco principal garantir um ambiente mais digno, acessível e acolhedor para quem busca pelos serviços da instituição. Com a entrega da nova estrutura, mais de 170 mil pessoas, entre moradores de Parnaíba e do município vizinho de Ilha Grande, passam a contar com um espaço moderno, estruturado e preparado para um atendimento mais humanizado e eficiente.
Localizada na Avenida São Sebastião, nº 3920, bairro Frei Higino, a unidade agora conta com 12 órgãos de atuação, sendo 11 Defensorias Públicas e um setor de triagem. Com a ampliação, o espaço ganhou novos ambientes, como salas multidisciplinares, sala para exames de DNA, nova sala de reuniões, recepção com banheiro adaptado, mais vagas de estacionamento e melhorias no setor de acolhimento.
Atualmente, nove defensoras e defensores públicos atuam na unidade, com suporte de equipes formadas por servidores(as) e estagiários(as), garantindo atendimento em todas as áreas de atuação da Instituição.
Durante a solenidade, o defensor público Manoel de Sousa Neto, titular da 1ª Defensoria Pública Regional e gerente regional de Parnaíba, destacou que a entrega da nova sede representa um marco para a Defensoria Pública na região. Segundo ele, a reforma e ampliação da unidade não apenas modernizam o espaço físico, mas fortalecem diretamente a qualidade do atendimento prestado à população.
“A estrutura que entregamos hoje é resultado de um trabalho feito com muito compromisso e escuta. A criação do setor de acolhimento institucional, por exemplo, foi uma das mudanças mais significativas dos últimos dois anos. Esse setor é o nosso rosto, o primeiro contato de quem chega pela primeira vez à Defensoria. E conseguimos aumentar em 20% a nossa demanda cível a partir dele. Esse impacto mostra o quanto um espaço adequado e acolhedor pode transformar a forma como atendemos quem mais precisa”, afirmou.
A defensora pública geral do Estado, Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior, celebrou a entrega da nova sede, a 11ª inauguração realizada pela atual gestão no interior do estado.
“É uma alegria para a Defensoria Pública do Piauí entregar uma sede regional tão bem estruturada, que vai oferecer um atendimento mais humanizado e confortável à população mais vulnerabilizada de Parnaíba e região. Seguimos com o compromisso de fortalecer a Defensoria Pública e ampliar nossa presença onde ela é mais necessária para que possamos receber a população que precisa dos nossos serviços com mais conforto, de forma mais humanizada e acolhedora”, afirmou.
O defensor público Erisvaldo Marques dos Reis, diretor das Defensorias Regionais, também participou da inauguração e destacou a importância do novo espaço para fortalecer o atendimento à população e valorizar a atuação da Defensoria nas comarcas do interior.
Segundo ele, a nova sede representa o compromisso da Instituição com valores essenciais como justiça, cidadania, dignidade e acolhimento.
“Muitas palavras definem a Defensoria Pública, mas eu gosto especialmente de quatro: justiça, cidadania, dignidade e acolhimento. Receber bem, com respeito e humanidade, faz toda a diferença para quem chega até nós em busca de ajuda”, afirmou.
A defensora pública Ana Patrícia Paes Landim Salha, corregedora-geral da DPE/PI, também reforçou a relevância da entrega. Para ela, a nova estrutura mostra o quanto a Defensoria tem acompanhado o crescimento da cidade e se adaptado às necessidades da população. “Essa sede digna é um reflexo de uma gestão comprometida, que escuta e acolhe os anseios da ponta, daqueles que lidam diretamente com a população.”
O evento, que contou com a participação do defensor público Marcos Antônio Siqueira da Silva representando a Associação Piauiense de Defensoras e Defensores Públicos (Apidep), reuniu também representantes de diversas instituições parceiras, como Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB – Subseção de Parnaíba), além de autoridades locais e integrantes da sociedade civil.