Notícias

Defensoria Pública atuará em parceria com o Matizes na ação LGBTQIFOBIA se Combate com Cidadania na Rua Climatizada nesta sexta(17)

Tamanho da letra A+ A-
Publicado em 16, maio de 2024 às 12:03

 

Cópia de Projeto Meu Nome Meu Orgulho  (2)

A Defensoria Pública do Estado do Piauí, por meio do projeto Meu Nome, Meu Orgulho, vai integrar a ação ‘LGBTQIFOBIA se Combate com Cidadania!’ que o Grupo Matizes vai realizar na próxima sexta-feira, dia 17 de maio , das 8h às 13h, na Rua Climatizada, em Teresina.

Segundo os organizadores do evento, o dia 17 foi escolhido por ser a data em que se comemora o Dia Internacional de Luta contra a LGBTQIfobia. A data foi escolhida em memória da decisão da Organização Mundial de Saúde, em 17 de maio de 1990, de desclassificar a homossexualidade como uma doença mental. No Brasil, o dia ganha ainda mais relevância diante dos alarmantes índices de violência contra a comunidade LGBTQI+, com estatísticas indicando que uma pessoa LGBT+ é morta a cada 19 horas no país, segundo o Grupo Gay da Bahia (GGB).

Marinalva Santana, vice-coordenadora do Grupo Matizes, fala sobre a relevância da data.“O 17 de maio é um marco na luta pelos direitos humanos e pela dignidade da população LGBTQI+. É um dia para reafirmarmos nosso compromisso com a cidadania e a igualdade, e para lembrarmos que ainda há muito a ser feito para combater a violência e a discriminação”, afirma.

A Defensora Pública Ferreira Monte Feitosa, que concebeu e coordena o Projeto Meu Nome, Meu Orgulho, fala sobre a participação no evento. “Levaremos para essa parceria da Defensoria com o Matizes o projeto Meu Nome, Meu Orgulho, que é de referência junto a população LGBTQIAPN+, o público transgênero. realizaremos atendimentos de alteração de prenome e gênero, assim como qualquer outra demanda que seja necessária para levar direitos e a acesso à essas pessoas”.

O projeto Meu Nome, Meu Orgulho se destina a proporcionar a educação e garantias em direito, bem como orientação jurídica para auxiliar na construção e da identidade de gênero, além de contribuir para o avanço em políticas públicas.

Além do atendimento da Defensoria Pública a ação contará com expedição de documentos, promoção de saúde e testagem para HIV, feirinha de empreendedorismo e balcão de empregabilidade, serviços ofertados pelos demais parceiros como Coordenadoria Ecumênica de Serviços, a Ash Gestão, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel); Ceneged Piauí, o Centro de Ensino Superior Vale do Parnaíba (Cesvale), a Servfaz, a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), o Sistema Nacional de Emprego (SINE-PI) e o Instituto de Identificação Félix Pacheco .