Notícias

Defensoria Pública celebra Termo de Cooperação Técnica com a Polícia Militar do Piauí para reforço da segurança da instituição

Tamanho da letra A+ A-
Publicado em 14, outubro de 2024 às 15:10

 

c8a9e810-dde8-4a7c-8ded-dfb5db564df0

A Defensoria Pública do Estado do Piauí (DPE/PI) e a Polícia Militar do Estado do Piauí (PMPI) firmaram, nesta segunda-feira (14), um Termo de Cooperação Técnica com o objetivo de reforçar a segurança das unidades da DPE/PI. O acordo, assinado pela Defensora Pública Geral do Estado do Piauí, Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior, e pelo Comandante Geral da PMPI, Coronel Scheiwann Lopes, prevê a contratação de policiais militares da reserva remunerada para atuarem na vigilância das sedes da instituição, tanto na capital quanto no interior do estado.

O Termo de Cooperação contempla a seleção de policiais militares da reserva remunerada, que serão responsáveis por reforçar a segurança nas dependências da Defensoria Pública. A parceria busca garantir a proteção eficiente do patrimônio da instituição e assegurar um ambiente mais seguro para servidores(as), estagiários(as), membros(as), e usuários dos serviços da Defensoria Pública.

A seleção dos policiais será conduzida pela Diretoria de Gestão de Pessoas da PMPI, através da Divisão de Núcleo de Voluntário da Reserva Remunerada. Eles deverão seguir as normas disciplinares da PMPI, bem como as diretrizes administrativas estabelecidas pela DPE/PI. Ambas as instituições designarão servidores responsáveis por acompanhar e fiscalizar a execução do Termo de Cooperação.

A Defensora-geral do Piauí, Carla Yáscar Belchior, pontua sobre o termo celebrado. “Esse termo de cooperação será muito importante para nós melhorarmos a segurança em todos os imóveis da Defensoria Pública do Piauí, tanto na capital quanto no interior do estado. Nos próximos meses nós daremos seguimento, executando o plano de trabalho deste termo de cooperação, que irá contribuir para melhorar os nossos serviços, haja vista que a segurança é um ponto importante para o desempenho das atividades da Defensoria, que leva acesso à justiça e a direitos à população do Piauí”, enfatizou.

O Comandante Geral da PMPI, Coronel Scheiwann Lopes, falou sobre a importância do termo assinado. “Estamos com muita honra e satisfação aqui no gabinete da Defensoria-Geral, assinando esse termo de cooperação em que a polícia militar irá contribuir com a segurança dos prédios e órgãos públicos. É uma honra e satisfação estarmos aqui assinando simbolicamente esse termo. Muito obrigado, que outros termos venham para benefício, não só da Polícia Militar ou da Defensoria Pública, mas para todo o estado do Piauí”, disse.

O momento contou também com as presenças da Subdefensora Pública Geral do Estado do Piauí, Verônica Acioly de Vasconcelos, e do Defensor Público e Chefe de Gabinete da Defensoria Pública do Estado do Piauí, Ricardo Moura Marinho.