Notícias

Defensoria Pública de Oeiras e Diretora Regional da DPE-PI recebem homenagem pelo trabalho desenvolvido em favor da causa Negra

Tamanho da letra A+ A-
Publicado em 17, novembro de 2019 às 21:12
Dra. Karla Andrade ao receber o Troféu

Dra. Karla Andrade ao receber o Troféu

A Defensoria Pública Regional de Oeiras, juntamente com  a Diretora das Defensorias Regionais e titular da 2ª Defensoria de Oeiras, Dra. Karla Araújo de Andrade Leite, foram agraciadas com o Troféu Raça Negra, que é  dedicado a profissionais e instituições que continuamente e com sua história exaltam o povo negro de Oeiras e região. A Defensoria de Oeiras conta também com  o Defensor Público Dr. Roosevelt Furtado de Vasconcelos Filho, titular da 1ª Defensoria de Oeiras.

Dupla homenagem para a Defensoria Pública

Dupla homenagem para a Defensoria Pública

O Troféu foi concedido pelo Portal Mural da Vila, primeiro portal de Oeiras que já conta com 11 anos de funcionamento, tendo como editor-chefe Lameck Valentim. Foram homenageadas  personalidades que se destacam na defesa e reconhecimento da população negra. A Instituição escolhida para ser agraciada, também por prestar serviços relevantes a essa parcela da população, foi a Defensoria Pública.

Lamerck Valentim explica que a equipe do Portal é composta por pessoas negras e que foi uma decisão comum realizar a premiação. “Acho importante homenagear as pessoas em vida e os indicados, entre professores, mestres advogados, assistentes sociais, jornalistas, são pessoas que têm um trabalho reconhecido em relação à causa negra e a superação para chegar aos seus objetivos. Os nomes são escolhidos pela equipe do portal, a gente observa as pessoas, acompanha as histórias. Foi uma emoção muito grande. Fiquei extremamente feliz com o resultado do nosso evento ”, diz o editor-chefe, que durante o ano também realiza as premiações Mulheres de Expressão, Homens de Valor e Professor Nota 10.

Homenagem aconteceu em Oeiras

Homenagem aconteceu em Oeiras

O editor do Mural da Vila explica a premiação para a Defensoria Pública e Dra. Karla Andrade. “A Defensoria sempre foi muito presente na questão da causa negra. Temos uma escola na Comunidade Quilombola Canto Fazenda do Frade e a Defensoria lutou para que essa escola ficasse aberta. E a Dra. Karla Andrade também por defender a causa negra e criar o projeto Vozes dos Quilombos. Ela sempre esteve atuando, com muita firmeza em relação à causa negra na nossa cidade e em todo o Piauí”, afirma Lamerck Valentim.

Para Dra. Karla Andrade a homenagem é motivo de orgulho e incentivo. “Eu já estava honrada com a indicação do meu nome e fiquei absolutamente emocionada quando soube que a Instituição homenageada seria a Defensoria Pública de Oeiras. A festa foi lindíssima e de valorização de grandes Oeirenses. Precisamos enfrentar o racismo e combatê-lo, reconhecer que ficar alheio a esta discussão é nocivo. A história do Piauí e do Brasil foi costurada no tecido da negação de direitos dos verdadeiros donos da nossa história. Como Defensora Pública, eu tenho a obrigação de me implicar com esta luta”, diz a Defensora Pública.

Outras personalidades também receberam a homenagem

Outras personalidades também receberam a homenagem