A Defensora Pública Débora Cunha Vieira Cardoso, titular da 6ª Defensoria Pública de Parnaíba, participou, nesta sexta-feira (26), de reunião com representantes da rede de proteção à infância e adolescência, ocorrida no Creas, órgão responsável pelas medidas socioeducativas em meio aberto. Presente ao encontro o Promotor de Justiça Ruszel Lima Verde Cavalcante, titular da 3ª Promotoria de Justiça de Parnaíba.
Com a participação da equipe multidisciplinar do Creas e do Complexo de Defesa e Cidadania, o encontro se destinou a trocar informações, articular projetos e ideias, expor as dificuldades e propor soluções para a questão do envolvimento da população jovem em facções criminosas com atuação no litoral do Piauí.
A Defensora Pública Débora Cardoso discorre sobre a reunião e a importância do debate realizado. “É visível a cooptação dos jovens pelas facções criminosas que atuam no litoral e isso tem nos preocupado bastante. Tentar intervir de maneira preventiva ou mesmo acolher socialmente esses meninos após o cometimento do ato infracional é o desafio que estamos construindo. Na oportunidade conseguimos tecer um diálogo produtivo e cheio de ideais. Contamos com a presença importante e sempre atuante do Ministério Público, na pessoa do Promotor Ruszel Cavalcante, que tem sido parceiro nas demandas da infância”, afirma a Defensora Pública.