A Defensoria Pública do Estado do Piauí está oficialmente de luto devido ao falecimento da Defensora Pública Valéria do Nascimento Diniz, ocorrido na última segunda-feira, dia 28 de maio de 2024. O luto, correspondente aos dias 28, 29 e 30 de maio, foi decretado por meio da Portaria GDPG Nº 592/2024, datada de 28 de maio de 2024 e assinada pela Defensora Pública Geral, Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior.
O decreto ocorre em respeito e reconhecimento pela dedicação e trabalho prestado por Valéria Nascimento Diniz em favor dos assistidos e assistidas pela Defensoria, Instituição onde atuou de forma proativa, exercendo suas funções nas Comarcas de Gilbués, São Raimundo Nonato e Picos. Durante o período do luto, que abrange tanto a capital como o interior do Estado, as bandeiras das unidades da Defensoria Pública deverão ser hasteadas a meio mastro.
Defensora Pública por vocação, Valéria do Nascimento Diniz também contribuiu com a Defensoria como facilitadora do Curso Defensoras Populares, repassando seus conhecimentos às lideranças femininas nele inscritas. A Defensora Pública foi velada e sepultada, em São Luís, capital do Maranhão, onde faleceu.