Notícias

Defensoria Pública discute parceria com Associação de Amigos dos Autistas (AMA/Teresina)

Tamanho da letra A+ A-
Publicado em 01, setembro de 2022 às 13:01

AMa 1

A Defensora Pública e Diretora Cível da Defensoria Pública do Estado do Piauí (DPE/PI), Sheila de Andrade Ferreira, esteve reunida na manhã desta quinta-feira (01) com representantes da Associação de Amigos dos Autistas (AMA/Teresina), com o objetivo de garantir os direitos das Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). No encontro, a Assessora de Projetos Jahyra Sousa, e a Voluntária do setor jurídico Germana Vale de Queiroz, trataram sobre a possibilidade de levar os serviços ofertados pela Defensoria Pública até a sede da AMA localizada na capital.

Com o objetivo de assegurar os direitos fundamentais de todos em condições de vulnerabilidade, a Defensora Pública Sheila de Andrade avalia o encontro realizado.

“Fui procurada enquanto Diretora Cível da Defensoria por uma das advogadas que presta serviço voluntário pela Associação dos Amigos dos Autistas para que a Defensoria Pública pudesse ser uma parceira em relação a orientação e até multiplicação de algum projeto que se encaixasse no perfil da instituição, visando levar orientações jurídicas como também a possibilidade de ajuizamento de ações no sentido de viabilizar direitos das das crianças e adolescentes que têm Transtorno do Espectro Autista. Dessa forma, hoje, juntamente com a assessora jurídica da instituição, nós estamos planejando para o mês de setembro, uma palestra de orientação e captação dos casos, uma busca ativa para casos que se enquadrem nesse perfil, visando levar o atendimento jurídico da Defensoria Pública pra a instituição, de maneira mais facilitada tendo em vista inclusive as dificuldades de locomoção que essas pessoas possuem”, destacou.

Para a Assessora de Projetos da Ama, em Teresina, Jahyra Sousa, os atendimentos serão direcionados para o direito da pessoa autista e seus familiares, como explica:

“Estamos aqui hoje pra firmar uma parceria entre a Defensoria Pública do Estado e a Associação de Amigos dos Autistas, pra gente fazer um momento de conversa, uma palestra, para tratar de algumas demandas que são recorrentes pras famílias atendidas pela AMA. São atendimentos e orientações voltadas para o direito da pessoa autista e seus familiares […] Sejam os direitos ao lazer, o passe cultural, o passe livre. Além de orientações no sentido de relações familiares, parentalidade, como o cuidado do pai para com os filhos, a responsabilidade para além do financeiro. Orientar essas famílias sobre os órgãos públicos que estão a sua disposição na busca por esses direitos […], então é nesse sentido que a gente tá organizando esse espaço de orientação, informação e direcionamento”, disse.