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Defensoria Pública do Piauí apresenta novo sistema de agendamento online

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Publicado em 08, maio de 2025 às 14:13

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Desenvolvida pela Coordenação de Tecnologia da Informação da Defensoria Pública do Estado do Piauí (DPE/PI), uma nova plataforma digital de agendamento e cadastro online será implementada com o objetivo de modernizar e ampliar o acesso da população aos serviços da instituição. A ferramenta permitirá que os assistidos realizem o pré-cadastro, enviem documentos de forma antecipada e escolham entre atendimento presencial ou remoto, proporcionando mais agilidade, comodidade e evitando deslocamentos desnecessários.

A apresentação do sistema foi feita durante uma reunião realizada nesta quinta-feira (8), com a participação da Coordenação de Tecnologia da Informação da Defensoria. Na ocasião, foram apresentadas as funcionalidades da nova plataforma, que começará a ser utilizada inicialmente pela Diretoria de Primeiro Atendimento e, em seguida, será expandida para todas as unidades da instituição no estado.

O sisWhatsApp Image 2025-05-08 at 13.23.08 (1)tema permitirá o agendamento de atendimentos para demandas diversas, como pensão alimentícia, divórcio, guarda, investigação de paternidade, reconhecimento de vínculos socioafetivos, interdição, suprimento de óbito, inventário, retificações administrativas, alvará judicial, usucapião, entre outros serviços.

Além disso, a nova ferramenta conta com um mapa interativo, que possibilita aos usuários localizar todas as unidades da Defensoria Pública presentes em 33 comarcas do estado abrangendo 140 municípios, incluindo os respectivos contatos telefônicos. A iniciativa reforça o compromisso da instituição com a modernização dos serviços prestados à população.

Participaram da reunião a defensora pública geral do Estado do Piauí, Carla Yáscar Belchior; a subdefensora pública geral, Verônica Acioly de Vasconcelos; o diretor administrativo da DPE/PI, Humberto Brito Rodrigues; a diretora de primeiro atendimento cível, Patrícia Ferreira Monte Feitosa; o coordenador de Tecnologia da Informação, George Vitor de Carvalho Santana; e os analistas de sistemas Pedro Henrique de Lima Ribeiro e Guilherme Cássio Oliveira Holanda.

“Apresentamos hoje um novo sistema desenvolvido pela Coordenação de Tecnologia da Informação da Defensoria Pública do Piauí, que será implantado inicialmente no 1º Atendimento Cível. Por meio dele, o assistido poderá agendar o atendimento e escolher se prefere que ele seja presencial ou virtual. Esse momento foi essencial para alinharmos pontos e garantirmos que a ferramenta seja eficaz e funcional”, destacou George Vitor, coordenador de TI da instituição.

A defensora pública geral do Estado do Piauí, Carla Yáscar Belchior, ressaltou a importância da iniciativa no fortalecimento da missão institucional da Defensoria: “Esse novo sistema representa mais um passo no compromisso da Defensoria Pública com a ampliação dos atendimentos e o acesso à justiça. Garantindo assim que a população, especialmente aquela em situação de vulnerabilidade, tenha acesso à assistência jurídica gratuita, com uma maior celeridade e eficiência”, disse.