Notícias

Defensoria Pública do Piauí contará com duas representantes nos concursos de teses e práticas exitosas durante o XVI CONADEP

Tamanho da letra A+ A-
Publicado em 13, setembro de 2024 às 14:20

POSTS REDES  (25)

A Defensoria Pública do Estado do Piauí (DPE/PI) contará com duas representantes durante o XVI Congresso Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (CONADEP), que será realizado entre os dias 12 a 15 de novembro de 2024, no Centro de Convenções Governador Pedro Neiva De Santana 2882, em São Luís, no Maranhão.

O Congresso Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (CONADEP) acontece bienalmente e é realizado pela Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP), sempre em parceria com a Associação do Estado, que sedia o evento. Considerado o maior evento de Defensoria Pública do País, a iniciativa tem como missão abrir o debate para os principais temas relacionados à Instituição e ao papel das defensoras e defensores Públicos na sociedade, além de promover a integração de seus/suas participantes.

A edição de 2024 terá como tema central “Defensoria Pública: Modelo Público-Constitucional de Concretização de Direitos e Acesso à Justiça”.

Durante o congresso, ocorrerão os concursos de teses e práticas exitosas, cujo objetivo é incentivar o desenvolvimento teórico e prático no âmbito da Defensoria Pública. O concurso de teses visa fomentar a produção acadêmica sobre a instituição, enquanto o de práticas exitosas promove o intercâmbio de experiências bem-sucedidas entre defensoras e defensores.

No concurso de Práticas Exitosas, a Defensora Pública Patrícia Ferreira Monte Feitosa apresentará o projeto “Defensoria Pop Rua: Visibilidade e Reconhecimento à Pessoa em Situação de Rua”, que destaca a importância de dar voz e reconhecimento às pessoas em situação de rua.

Já no concurso de Teses, a Defensora Pública Karla Araújo de Andrade Leite participará com o trabalho “Defensoria Pública: Uma Instituição Contracolonialista no Sistema de Justiça”, que explora o papel da Defensoria como um agente de transformação no enfrentamento das desigualdades históricas e estruturais.

O projeto “Elas por Elas”, idealizado pela Defensora Pública Irani Albuquerque Brito, foi um dos selecionados para integrar o livro de práticas exitosas do CONADEP. A iniciativa busca a valorização e o resgate da autoestima de mulheres privadas de liberdade, contribuindo para sua reinserção social e dignidade.

Além das participações nos concursos, a Defensora Pública Sheila de Andrade Ferreira, Diretora da Escola Superior da Defensoria Pública do Estado do Piauí (Esdepi), também estará presente no congresso como coordenadora da banca de práticas exitosas, reforçando a presença da DPE/PI no evento.

Para mais informações sobre a programação do XVI CONADEP, acesse o site oficial: https://www.congressoanadep.org.br.