A Defensoria Pública do Estado do Piauí (DPE/PI) realizou, nesta segunda-feira (24), a posse administrativa da mais nova integrante da instituição, a Defensora Pública Thalyta Clementino Madeira Martins. Aprovada no III Concurso para provimento de vagas e formação de cadastro reserva para o cargo de Defensor(a) Público(a) da DPE/PI, Thalyta foi nomeada por meio da Portaria GDPG nº 244/2025, publicada no Diário Oficial do Estado nº 42, de 28 de fevereiro de 2025. Com sua chegada, o quadro da Defensoria Pública do Estado do Piauí passa a contar com 123 membros, fortalecendo a atuação da instituição na defesa dos direitos da população.
A nova Defensora Pública foi lotada provisoriamente na Comarca de Corrente, na região sul do estado, onde reforçará o atendimento à população local, ampliando o acesso à justiça e garantindo assistência jurídica gratuita a quem mais precisa.
“A chegada de novos membros é sempre motivo de grande satisfação, pois representa o fortalecimento da nossa missão institucional de garantir acesso à Justiça às pessoas em situação de vulnerabilidade. A Defensoria Pública do Piauí segue empenhada em ampliar sua presença, visando oferecer um atendimento humanizado e eficiente em todas as regiões do estado”, destacou a Defensora Pública Geral do Estado do Piauí, Carla Yáscar Belchior.
Natural de Teresina, Thalyta Clementino Madeira Martins é formada em Direito pela Faculdade São Gabriel. Antes de ingressar na DPE/PI, atuou como estagiária na instituição, além de exercer o cargo de Analista Judicial no Tribunal de Justiça do Estado do Piauí.
Durante a cerimônia, a nova Defensora pública enfatizou a relevância de sua função e seu compromisso com a missão da Defensoria Pública. “É uma honra voltar a esta casa, onde já fui estagiária, e agora integrar esta instituição que tanto admiro. A Defensoria realiza um trabalho essencial no amparo aos que mais necessitam, na garantia dos direitos fundamentais. Sempre defendi essa causa enquanto cidadã, e agora farei disso minha missão profissional. Vai ser uma grande honra para mim, muito obrigada”, declarou.
Com a nomeação, a Defensoria reforça seu compromisso de ampliar e fortalecer o atendimento à população piauiense. Atualmente, a instituição está presente em 33 comarcas do estado, abrangendo 140 municípios e alcançando uma cobertura permanente de 62,5% do território estadual. Dessa forma, 2.667.222 habitantes possuem potencial acesso aos serviços jurídicos assistenciais nas comarcas onde a Defensoria Pública do Estado do Piauí está regularmente instalada, o que representa um percentual de 81,5% da população piauiense.
A cerimônia de posse administrativa foi realizada no Gabinete Geral da Defensoria Pública, em Teresina, reunindo familiares, amigos(as) da empossada, além da Defensora Pública Geral Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior, do Corregedor-Geral da Defensoria, Francisco de Jesus Barbosa, e demais Defensoras, Defensores e servidores da instituição.
A partir desta terça-feira (25), a nova Defensora Pública iniciará o Curso de Formação Inicial da carreira, promovido pela Escola Superior da Defensoria (Esdepi), etapa fundamental para sua atuação na instituição.