A Defensoria Pública do Estado do Piauí, por meio de sua Escola Superior (Esdepi), promoverá um curso de capacitação exclusivo para defensores(as) públicos(as) e assessores(as), com foco na utilização da Inteligência Artificial através do ChatGPT nas rotinas de trabalho. A capacitação terá início no dia 29 de outubro, a partir das 14h, no auditório Esperança Garcia, na sede da Defensoria Pública em Teresina, e contará com transmissão através da plataforma Teams e terá como objetivo principal otimizar as atividades internas, garantindo maior eficiência e celeridade na prestação de serviços à população vulnerável do estado.
O curso será ministrado pelo Defensor Público João Duque Correia Lima Neto, Chefe de Gabinete da Defensoria Pública do Estado de Pernambuco e Professor de inteligência artificial para operadores do direito.
Com carga horária de 8 horas-aula, o curso será dividido em cinco módulos, que abordarão desde os conceitos iniciais de IA até a aplicação prática de ferramentas como o ChatGPT em demandas jurídicas cotidianas. Entre os tópicos a serem explorados, destacam-se:
Além dos módulos principais, haverá uma aula bônus focada na transcrição de audiências e elaboração de resumos.
Para participar do curso será necessário a inscrição prévia, através do site da Defensoria Pública do Piauí, disponível em: defensoria.pi.def.br, na aba “Cursos e Concursos”, clicar em “Cursos”, selecionar o curso desejado e realizar sua inscrição na plataforma.